Comissão Europeia assegura que vai proteger “bazuca” europeia da fraude e corrupção
A presidente da Comissão Europeia deixou esta quarta-feira o compromisso de proteger o dinheiro europeu da fraude, corrupção e dos conflitos de interesse.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, assegurou esta quarta-feira, no discurso do Estado da União, que o braço executivo da União Europeia irá assegurar que a “bazuca” europeia, o Fundo de Recuperação europeu, apelidado Próxima Geração UE, está protegido da fraude, corrupção e dos conflitos de interesse.
“Isto não é negociável“, avisou, assinalando que a Comissão dá “a maior das importâncias ao Estado de direito”. “É por isso que iremos assegurar que o dinheiro do nosso orçamento e da Próxima Geração UE está protegido contra qualquer tipo de fraude, corrupção e conflitos de interesse”, assegurou Von der Leyen.
Antes do final do mês, a Comissão Europeia irá revelar o seu primeiro relatório anual sobre o Estado de direito sobre todos os Estados-membros. Esta é uma ferramenta preventiva para a deteção antecipada de desafios e para a procura de soluções. “Temos o dever de ser sempre vigilantes para cuidar e nutrir o Estado de direito”, afirmou, avisando que “as violações do Estado de direito não podem ser toleradas“.
Comissão Europeia força taxa digital
No seu discurso, Von der Leyen também defendeu a tributação justa na União Europeia, revelando que a Comissão Europeia irá em frente com uma proposta para impor um imposto digital caso não haja acordo nas negociações da OCDE e do G20.
“Mas que não haja dúvidas: caso não haja acordo para um sistema tributário justo que gere receitas sustentáveis no longo prazo, a Europa irá avançar com uma proposta no início do próximo ano“, anunciou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia assegura que vai proteger “bazuca” europeia da fraude e corrupção
{{ noCommentsLabel }}