BCE mais preocupado com velocidade de apreciação do euro do que com taxa de câmbio
Os governadores do BCE estão mais preocupados com a velocidade de apreciação do euro face ao dólar do que com o nível da taxa de câmbio. Esta preocupação consta nas atas da reunião da instituição.
O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) está mais preocupado com a velocidade de apreciação do euro face ao dólar e a outras moedas do que com o nível da taxa de câmbio.
Esta preocupação consta nas atas da reunião de política monetária do BCE de 10 de setembro, publicada esta quinta-feira.
Naquela reunião, o BCE manteve os estímulos monetários e reconheceu que a recuperação económica do impacto da pandemia é desigual entre os países da zona euro.
“Dada a abertura da economia da Zona Euro, os membros do conselho de governadores do BCE consideraram que uma nova apreciação da taxa de câmbio constitui um risco para o crescimento e para a inflação”, de acordo com a ata.
De facto, os funcionários do BCE consideraram nas projeções macroeconómicas de setembro “um impacto significativo da apreciação da taxa de câmbio do euro na taxa de inflação” da zona.
O euro apreciou-se significativamente em relação ao dólar, mas também em relação a quase todas as moedas das economias avançadas e emergentes desde meados de julho, quando o BCE realizou a reunião anterior antes das férias de verão.
Esta apreciação, acrescentam as atas, reflete parcialmente a melhoria da avaliação de risco da zona euro na sequência do acordo político sobre o plano de recuperação da União Europeia (UE).
A fuga dos investidores para ‘portos seguros’, como o dólar, que assim se tinha valorizado no início da pandemia face à perceção dos riscos nos mercados, foi reduzida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE mais preocupado com velocidade de apreciação do euro do que com taxa de câmbio
{{ noCommentsLabel }}