Governo admite recorrer aos privados para travar a Covid-19
Lacerda Sales diz que há hospitais que estão a sentir pressão com aumento de novos casos de Covid-19. Mas garante que o SNS ainda tem capacidade de resposta, mas não descarta recurso aos privados.
O Governo admitiu esta quarta-feira recorrer ao setor privado e social se os casos de Covid-19 esgotarem os recursos públicos. Em entrevista ao Fórum TSF (acesso livre), o secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ainda tem capacidade de resposta, mas não deixa de parte essa possibilidade.
“Em função das necessidades, o Ministério da Saúde estará sempre disponível para trazer o setor social e o setor privado. Podem ser importantes na resposta Covid, mas também na resposta não-Covid. Estes setores podem complementar o SNS no combate à pandemia”, assumiu António Lacerda Sales, no Fórum TSF. Esta foi uma das críticas lançadas pela líder parlamentar do CDS-PP sobre a proposta do Orçamento de Estado para 2021 do Executivo, acusando-o de preferir “continuar a apostar num preconceito contra o setor privado”.
Ainda que os números da pandemia estejam a aumentar em Portugal, o responsável assegura que o SNS ainda tem capacidade de resposta, com os hospitais a terem “taxas de ocupação na ordem dos 70%, quer ao nível dos internamentos, quer das Unidades de Cuidados Intensivos”. “Estamos a trabalhar em rede, o que significa que quando os recursos não estiverem disponíveis para um determinado doente, haverá outro hospital que dará resposta a essa necessidade”, garantiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo admite recorrer aos privados para travar a Covid-19
{{ noCommentsLabel }}