Hoje nas notícias: alta velocidade, metro e Açores
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O Governo anuncia o projeto de uma nova linha entre Lisboa e Porto que permitirá viagens em cerca de 1 hora e 15 minutos entre as duas cidades. O Plano Nacional de de Investimentos 2030 prevê ainda 2.000 milhões para a expansão dos metros das duas maiores cidades portuguesas. O candidato ao Governo Regional e líder do PSD-Açores está a ser investigado pelo crime de insolvência culposa. O número de estudantes do ensino superior que foram estudar para fora ao abrigo do programa Erasmus+ caiu 71%. Embora vejam como improvável um chumbo no Orçamento do Estado, se isso acontecer, 40,6% dos inquiridos apontará responsabilidade à esquerda.
Governo anuncia alta velocidade entre Lisboa e Porto em 1h15
O Governo anuncia esta quinta-feira o projeto de uma nova linha entre Lisboa e Porto, que numa segunda fase poderá receber velocidades de 300 quilómetros por hora com a viagem entre as duas cidades a realizar-se em cerca de 1 hora e 15 minutos. Esta obra faz parte do Plano Nacional de Investimentos 2030 que será apresentado pelo primeiro-ministro e pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura, em Lisboa. O investimento previsto para a alta velocidade entre as duas principais cidades é de 4.500 milhões de euros. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Metros do Porto e Lisboa com 2.000 milhões
Os metros do Porto e de Lisboa vão contar com 2.000 milhões de euros de investimentos nos próximos anos. No Porto, o Plano Nacional de de Investimentos 2030, a ser anunciado esta quinta-feira pelo Executivo, a rede do metropolitano contará com quatro novas linhas e 28 quilómetros até Gaia, Gondomar e Matosinhos. Para Lisboa está previsto quase o dobro do dinheiro no novo plano dedicado a transportes. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)
Candidato à presidência do Governo dos Açores investigado por insolvência culposa
O candidato à presidência do Governo Regional e líder do PSD-Açores, José Manuel Bolieiro, está a ser investigado pelo Ministério Público pelo crime de insolvência culposa. A investigação foca-se num caso quando presidia à autarquia de Ponta Delgada, relacionado com a alienação da Azores Parque. A autarquia iria extinguir e integrar empresa municipal, mas esta acabou por passar para o controlo de uma entidade privada desconhecida e sem contas registadas por 500 euros, em 2019, após um curto concurso público. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Chumbo no OE será culpa da esquerda, diz sondagem
A maioria dos portugueses acredita que o Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovado na Assembleia da República. Quase oito em cada dez dos entrevistados para a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e CMTV acredita que a proposta orçamental será viabilizada. Embora vejam como pouco provável um chumbo, se isso acontecer, 40,6% dos inquiridos aponta responsabilidade aos partidos de esquerda. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Menos 71% dos alunos do superior foram em Erasmus
Com a pandemia, que implicou fortes limitações às viagens, o número de estudantes do ensino superior que foram estudar para fora ao abrigo do programa Erasmus+ caiu 71%. Foram 1.509 os portugueses que embarcaram no programa no primeiro semestre do ano letivo, número que compara com 5.192 no mesmo período do ano passado. A tendência é semelhante também para os alunos estrangeiros que vêm estudar para Portugal. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: alta velocidade, metro e Açores
{{ noCommentsLabel }}