Madrid quer testes rápidos gratuitos nas farmácias antes do Natal
O vice-presidente da Comunidade de Madrid pediu autorização ao governo central para que as farmácias possam realizar testes rápidos gratuitos à Covid-19. Objetivo é possibilitar um Natal tranquilo.
O vice-presidente da Comunidade de Madrid, Ignacio Aguado, pediu esta terça-feira autorização ao governo central para que as farmácias da região possam realizar testes rápidos ao novo coronavírus. O objetivo é que antes do Natal todos os madrilenos possam realizar um teste gratuito para se reunirem com os seus familiares, explicou em entrevista à estação de televisão La Sexta (acesso livre, conteúdo em espanhol).
“É fundamental nos próximos dias podermos fazer testes nas farmácias. A estratégia de teste em massa está a funcionar. Nos locais onde são realizados testes massivos, a curva está está a ser controlada. Madrid é uma dessas regiões”, disse Ignacio Aguado, em entrevista ao La Sexta.
Segundo o vice-presidente, a intenção já foi abordada com a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, sendo, por isso, uma medida “que está em cima da mesa” e que será transmitida na próxima reunião entre o Governo central e os respetivos governos regionais.
Para o vice-presidente, “não há tempo a perder”, pelo que esta medida serviria para trazer “tranquilidade” aos cidadãos nos encontros familiares que acontecem no Natal.
O governante local reforçou ainda a necessidade de se continuar a cumprir as regras, sob pena de a situação pandémica voltar a piorar. “Não podemos relaxar, a curva ainda é alta. Não podemos permitir que a curva volte a subir, nem de um ponto de vista de saúde nem económico. O esforço tem de ser brutal para salvar vidas e para salvar as empresas da ruína”, defendeu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Madrid quer testes rápidos gratuitos nas farmácias antes do Natal
{{ noCommentsLabel }}