Bundesbank prevê que medidas para travar pandemia sobrecarreguem economia
Bundesbank prevê que a economia alemã se contraia 5,5% este ano, menos do que tinha previsto em junho.
O Bundesbank prevê que as medidas de contenção para travar a pandemia da covid-19 vão sobrecarregar ainda mais a economia alemã no quarto trimestre, foi hoje anunciado.
No boletim de dezembro, publicado hoje, o Bundesbank afirma que “as medidas de contenção adotadas desde o início de novembro interromperam a recuperação económica e conduzirão a uma queda”.
Mas o Produto Interno bruto (PIB) cairá no último trimestre do ano relativamente pouco e longe da redução que teve na primavera, de acordo com as previsões dos economistas do Bundesbank.
A economia alemã contraiu-se 9,8% no segundo trimestre porque as medidas de contenção travaram a atividade económica, e recuperou fortemente, designadamente 8,5%, no Verão.
O Bundesbank prevê que a economia alemã se contraia 5,5% este ano, menos do que tinha previsto em junho (um recuo de 7,1% este ano, de acordo com os números ajustados para os efeitos do calendário).
O banco central alemão prevê ainda que a economia alemã cresça 3% em 2021 e 4,5% em 2022.
O Governo central e os estados federais acordaram no domingo fechar lojas e escolas não essenciais até 10 de janeiro, além do lazer, cultura e gastronomia, que cessou a atividade em novembro.
As perspetivas económicas do Bundesbank não incluem, de momento, o endurecimento das medidas de confinamento na Alemanha em dezembro, mas o Governo alemão já reconheceu que o crescimento económico será severamente afetado neste quarto trimestre.
O Bundesbank adverte que o número de empresas insolventes poderá aumentar drasticamente nos próximos trimestres, mas também alerta para o perigo de manter em funcionamento empresas não rentáveis e inviáveis se o apoio público para empréstimos, trabalho a tempo reduzido (‘lay-off’) ou isenções fiscais forem mantidos por demasiado tempo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bundesbank prevê que medidas para travar pandemia sobrecarreguem economia
{{ noCommentsLabel }}