António Mexia foi o CEO mais mediático do ano em Portugal
O presidente do conselho de administração da EDP foi o CEO com maior cobertura mediática, devido ao caso das rendas excessivas. O ex-CEO da TAP, Antonoaldo Neves, teve a pior reputação.
António Mexia, presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, foi o líder com maior visibilidade nos media nacionais este ano, revela relatório CEO Media Report Portugal 2020, da empresa de media intelligence CARMA. No entanto, Mexia nem sempre foi mencionado pelas melhores razões, pois surge em penúltimo lugar no que toca à reputação.
Apesar de visibilidade, o CEO da EDP foi também um dos gestores com a avaliação de favorabilidade mais baixa, ocupando a penúltima posição no top 10 dos CEO portugueses, principalmente devido à investigação sobre as rendas excessivas e que ditou a suspensão do cargo que ocupava na empresa. O relatório analisou notícias sobre os líderes das empresas mais mediáticas do país nos meios de comunicação social nacionais ao longo do ano.
Alexandre Fonseca, presidente executivo & chairman da MEO/Altice Portugal lidera os índices de favorabilidade do estudo, principalmente devido ao papel central das telecomunicações em contexto de pandemia.
Com a pior reputação surge Antonoaldo Neves, ex-presidente executivo da TAP.
Para desenvolver o relatório, a empresa teve em conta as notícias dos meios de imprensa e online nacionais durante os três primeiros trimestres deste ano e analisou os vetores de reputação mais presentes na comunicação de cada CEO e a forma como cada um se expressa perante os stakeholders.
Antonoaldo Neves, ex-Presidente da TAP, é o segundo CEO com maior visibilidade e surge em último lugar no índice de favorabilidade, devido ao impacto da pandemia na empresa, que obrigou o Estado a entrar no capital da TAP. Neste ranking, o CEO com melhor reputação é Alexandre Fonseca, da Altice, seguido por Ramiro Sequeira, atual Presidente da TAP.
“Num período que abalou a confiança, intensificou-se a pressão sobre os CEO’s para fornecer orientação e segurança aos acionistas, colaboradores e clientes. Este relatório identifica como é que os CEO’s das maiores marcas e empresas de Portugal se destacaram durante um ano de extremos desafios e adversidades, ao mesmo tempo que ilustra como a análise da comunicação de media, em profundidade e com método, fornece uma vantagem estratégica para organizações que operam num ambiente de incertezas”, sublinha Luís Garcia, managing director da CARMA em Portugal, citado em comunicado.
Miguel Stilwell de Andrade, novo CEO da EDP, registou menos visibilidade mas consegue alcançar uma imagem mediática mais positiva que o seu antecessor na EDP.
Pedro Soares dos Santos, CEO do Pingo Doce, foi o gestor com a menor exposição mediática, mas ocupa a terceira posição no ranking de favorabilidade.
Na lista dos gestores mais mediáticos do ano surgem ainda nomes como João Bento, CEO dos CTT, o presidente da CP, Nuno Freitas, Carlos Gomes da Silva, da Galp e Miguel Almeida, da NOS.
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