Dívida pública desce mil milhões de euros em novembro e alivia de recorde
A dívida pública, na ótica de Maastricht, desceu mil milhões de euros em novembro para os 267 mil milhões de euros, aliviando de um recorde alcançando em outubro.
A dívida pública, na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas), desceu 1.068 milhões de euros em novembro para os 267.083 milhões de euros, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. O endividamento público alivia assim durante um mês, após o recorde alcançado em outubro (268.140 milhões de euros).
Em outubro, a dívida pública tinha subido 1,1 mil milhões de euros para os 268,151 mil milhões de euros, superando o recorde anterior alcançado em agosto (267.114 milhões de euros). Apesar desta descida em novembro, a trajetória do stock do endividamento público é de subida desde que a crise pandémica instalou-se, afastando a perspetiva de descidas que a chegada dos excedentes orçamentais tinha dado.
“Esta descida refletiu, em grande medida, amortizações de títulos de dívida, no valor de 1,2 mil milhões de euros“, explica o banco central na nota de informação estatística divulgada esta segunda-feira.
Dívida pública alivia de recorde em novembro
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2021/01/divida-publica-novembro-01.png)
Os dados do banco central revelam ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas baixaram dois mil milhões de euros para os 22,4 mil milhões de euros. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 0,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 244,7 mil milhões de euros.
Em percentagem do PIB, a dívida pública atingiu os 130,8% no terceiro trimestre, subindo face aos 126% do PIB alcançados no segundo trimestre. Esta evolução é explicada pela subida do défice orçamental (4,9% do PIB até setembro), mas principalmente pela queda abrupta do PIB por causa da pandemia. A recuperação registada no terceiro trimestre amparou a subida, mas não a evitou.
A expectativa do Governo, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), é ter uma dívida pública de 134,8% do PIB em 2020, uma previsão mais otimista do que os 137,6% do PIB previstos pelo Conselho das Finanças Públicas ou os 137,2% do PIB previstos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
(Notícia atualizada às 11h12 com mais informação e gráfico)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública desce mil milhões de euros em novembro e alivia de recorde
{{ noCommentsLabel }}