Governo fecha fronteiras durante a próxima quinzena, revela Cabrita
O ministro da Administração Interna revelou no Parlamento que o Governo vai proibir as viagens de cidadãos nacionais para o estrangeiro, por qualquer via, durante a próxima quinzena.
O Governo prepara-se para proibir as deslocações de cidadãos portugueses para o estrangeiro, por qualquer via, salvo situações excecionais. A medida vai vigorar sexta-feira e pelos próximos 15 dias, anunciou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Segundo o governante, o Executivo “adotará a medida de limitação de deslocações para o exterior nos próximos 15 dias, de cidadãos nacionais, para proteger os cidadãos nacionais, para contribuir para a redução de contágios para a limitação da pandemia, limitando as saídas por via aérea, fluvial ou terrestre de cidadãos nacionais, salvo casos excecionais, na próxima quinzena”.
A renovação do estado de emergência por mais 15 dias foi aprovada esta quinta-feira na Assembleia da República, depois de proposta pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. O Governo vai agora reunir para decidir as medidas que executarão o estado de emergência durante a quinzena, devendo ser anunciadas ainda durante o dia.
A decisão anunciada pelo ministro Eduardo Cabrita surge numa semana em que a Comissão Europeia recomendou aos Estados-membros que desincentivem as viagens não essenciais, perante a ameaça das novas variantes britânica e sul-africana da Covid-19, que serão mais transmissíveis.
No debate da renovação do estado de emergência, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou também que a variante inglesa contabiliza já 50% dos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, citando estimativas.
(Em atualização)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo fecha fronteiras durante a próxima quinzena, revela Cabrita
{{ noCommentsLabel }}