Energia pressiona e Lisboa regressa às perdas

O PSI-20 está de volta às perdas depois de uma recuperação na última sessão. O setor energético continua a penalizar Lisboa.

Depois de ter recuperado na sessão anterior, a bolsa nacional está de volta às perdas. O PSI-20 está a perder mais de 1%, com a maioria das cotadas no vermelho, fortemente penalizado pelos pesos pesados, com destaque para o setor energético. Na Europa o sentimento é igualmente negativo.

O índice de referência nacional está a desvalorizar 1,16% para 4.799,12 pontos, depois de ter encerrado com ganhos na última sessão, ao fim de seis sessões consecutivas a cair. Entre as 18 cotadas nacionais, apenas a Novabase e a Nos estão a cotar no verde.

A pesar fortemente no desempenho da bolsa de Lisboa estão os títulos do setor energético. Destaque para a EDP Renováveis que diminui 1,09% para 22,65 euros, enquanto a EDP desvaloriza 1,15% para 5,138 euros. A REN está a deslizar 0,64% para 2,34 euros.

Ainda na energia, os títulos da Galp estão a cair 1,55% para 8,368 euros, no dia em que a petrolífera anuncia uma quebra de 9% na produção de petróleo no quatro trimestre do ano passado. Este desempenho observa-se ainda numa altura em que o preço da matéria-prima está em queda nos mercados internacionais.

Destaque ainda para o BCP, que segue a desvalorizar 2,38% para 0,115 euros, representando a atual maior descida. No retalho, a Jerónimo Martins recua 1,46% para 13,495 euros, enquanto a Sonae perde 1,85% para 0,665 euros. Este desempenho da retalhista nacional acontece um dia depois de a Sonae Indústria ter comunicado ao mercado um aumento de capital social de mais de 55 milhões de euros.

Comparando com o sentimento que se vive nas restantes praças europeias, Lisboa está em linha com as congéneres. A tendência atual é de perdas, com o Stoxx-600 a deslizar 1,48% para 397,42 pontos.

(Notícia atualizada às 8h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia pressiona e Lisboa regressa às perdas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião