Fundação Berardo perde estatuto de utilidade pública após auditoria da IGF
A instituição controlada por Joe Berardo teve um prejuízo líquido de 245 milhões de euros em 2017, o que compara com 102 milhões de euros de resultado líquido positivo em 2007.
A Fundação Berardo deixou de ter o estatuto de utilidade pública, revela este sábado o Público. A decisão foi tomada pelo Governo após uma auditoria da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) que o recomendou. O relatório da inspeção aponta várias irregularidades na gestão financeira da Fundação Berardo e nas atividades da instituição: apenas 599 mil euros foram usados para fins sociais.
A instituição controlada por Joe Berardo teve um prejuízo líquido de 245 milhões de euros em 2017, o que compara com 102 milhões de euros de resultado líquido positivo em 2007. Além disso, houve uma redução nos ativos na ordem dos 757,3 milhões de euros, de acordo com o jornal, em seis anos, passando para os 481,8 milhões de euros em 2017. A Fundação devia 980 milhões de euros no final de 2017, tendo um rácio de endividamento de 207%.
A auditoria da IGF conclui que, além da deterioração das contas, a Fundação Berardo desenvolveu atividades distintas das estatutárias e não respeitou as obrigações previstas no estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e na Lei-Quadro das Fundações. Para lá de recomendar a retirada do estatuto de utilidade pública, a IGF recomenda ao Governo que interponha uma ação junto das instâncias judiciais para anular a “dação em cumprimento do imóvel Monte Palace Hotel”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundação Berardo perde estatuto de utilidade pública após auditoria da IGF
{{ noCommentsLabel }}