SNS tem mais 10 mil profissionais de saúde que o ano passado
O Serviço Nacional de Saúde tem mais 10 mil profissionais de saúde que em janeiro do ano passado. Apesar do reforço, há muitos contratos a prazo.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) nunca teve tantos profissionais como no arranque deste ano. Em janeiro, o SNS tinha 147.075 trabalhadores, mais 9.889 que no período homólogo, avança o Público (acesso condicionado).
De acordo com os dados mais recentes do Portal da Transparência do SNS, durante os meses da pandemia o número de enfermeiros, assistentes operacionais e médicos cresceu de forma expressiva, principalmente em janeiro, mês que o SNS estava completamente em rutura devido ao aumento de infetados e mortes por Covid-19.
Todavia, apesar do reforço, o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, lembra que “mais de 60%” dos trabalhadores que foram entrando ao longo dos meses da pandemia foram contratados com contratos a prazo”. Destaca que “houve de facto contratação, principalmente de enfermeiros e de assistentes operacionais, em que a carência era maior, mas muitos contratos são precários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SNS tem mais 10 mil profissionais de saúde que o ano passado
{{ noCommentsLabel }}