DBRS mantém rating da UE em AAA com perspetiva estável. Há menos “risco de fragmentação”
A agência de rating DBRS acredita que a resposta europeia à pandemia de Covid-19 fortaleceu a coesão do bloco.
A DBRS Morningstar confirmou o rating da União Europeia (UE) em AAA, com perspetiva estável. A agência de rating canadiana considera que a “resposta da UE à crise da Covid-19 demonstra capacidade e disposição para neutralizar choques económicos”.
Para a agência, “o compromisso dos Estados-membros com a União, reforçado recentemente por várias medidas para mitigar o impacto da pandemia da Covid-19, fortaleceu a coesão e reduziu o risco de fragmentação para a UE”, contribuindo assim para a avaliação de tendência estável, nota, em comunicado.
Apesar de admitir que a “introdução de um instrumento único denominado Next Generation EU conduzirá a um aumento acentuado da dívida da UE”, a DBRS reitera que “a União continua muito bem posicionada para cumprir as suas obrigações de serviço da dívida a longo prazo”.
Tanto o “aumento do limite máximo dos recursos próprios”, como “a introdução de novos recursos próprios da UE no futuro, proporcionam uma margem orçamental significativa à UE para cumprir os seus compromissos financeiros”.
Para além disso, também o “acordo final sobre o novo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) para o período de 2021–27 reduziu significativamente as incertezas remanescentes sobre o orçamento da UE após a saída do Reino Unido do bloco”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DBRS mantém rating da UE em AAA com perspetiva estável. Há menos “risco de fragmentação”
{{ noCommentsLabel }}