Operação Marquês: Ricardo Salgado começa a ser julgado a 7 de Junho

O antigo presidente do BES Ricardo Salgado vai a julgamento por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês.

O ex-banqueiro Ricardo Salgado começa a ser julgado em tribunal no próximo dia 7 de junho, no âmbito da Operação Marquês, avança a SIC Notícias.

Já estarão também marcadas mais três sessões para ouvir o banqueiro em tribunal, designadamente, a 8, 14 e 15 de junho. Ou seja, no total, para já, estão previstas quatro audições a Ricardo Salgado. Francisco Henriques será o presidente do coletivo. O mesmo que julgou o caso relativo à morte do passageiro ucraniano Ihor Homeniuk, nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa, em que três inspetores foram condenados de homicídio qualificado.

O antigo presidente do BES Ricardo Salgado vai a julgamento por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês.

A decisão instrutória foi divulgada no dia 9 de abril pelo juiz Ivo Rosa, no Campus da Justiça, em Lisboa.

Ricardo Salgado estava acusado de um total de 21 crimes: um crime de corrupção ativa de titular de cargo político, dois crimes corrupção ativa, nove crimes branqueamento de capitais, três de abuso de confiança, três de falsificação de documento e três crimes fraude fiscal qualificada.

O advogado de Ricardo Salgado, Francisco Proença de Carvalho, disse no final da audiência, em abril, que, “se a justiça mantiver a distância necessária em relação a tanta coisa que se diz, sem se saber o que se está a dizer”, o ex-banqueiro será absolvido.

“O processo não termina aqui como é evidente e a nossa confiança mantém-se igual. Se a justiça mantiver a distância necessária em relação a tanta coisa que se diz, sem se saber o que se está a dizer, o meu cliente será absolvido”, referiu.

Questionado sobre o recurso do Ministério Público da decisão instrutória de Ivo Rosa, o advogado disse não ter receio da decisão do Tribunal da Relação.

“Não tenho receio, vamos seguir o processo com toda a serenidade e com toda a confiança. Eu tenho muito orgulho em ser advogado de quem sou, tenho muita confiança no meu cliente e espero que ele consiga, até ao fim, mostrar a sua inocência, de que não tenho dúvidas”, afirmou Proença de Carvalho.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Marquês: Ricardo Salgado começa a ser julgado a 7 de Junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião