Bloco assegura que “disponibilidade e vontade” para entendimento com o PS “mantêm-se”

  • ECO
  • 21 Maio 2021

O Bloco de Esquerda sinaliza que a "disponibilidade e vontade" para alcançar um entendimento com o PS "mantêm-se". Mas avisa que as negociações vão depender de "medidas políticas concretas".

O Bloco de Esquerda (BE) não descarta voltar a sentar-se à mesa das negociações para discutir o Orçamento do Estado para 2022 com o Partido Socialista (PS), referindo que a”disponibilidade e vontade mantêm-se”. Não obstante, os bloquistas avisam que o eventual entendimento dependerá da “importância das medidas políticas concretas em si”.

Em declarações ao programa “Bloco Central”, da TSF (acesso livre), Mariana Mortágua defendeu que no último Orçamento do Estado os socialistas não tiveram abertura para acolher as propostas do BE. “Não houve um entendimento porque o Partido Socialista não quis a exclusividade dos médicos, não quis alterar a lei laboral e não quis tirar o Novo Banco do Orçamento do Estado, e é bom que isto fique claro, para que todas as partes assumam as suas responsabilidades neste processo”, justificou.

No entanto, a deputada não descarta um eventual atendimento no futuro.”Espero que possa abrir negociações e entendimentos no próximo. A nossa posição mantém-se, e a nossa disponibilidade e vontade mantêm-se“, sinaliza. Ao mesmo tempo, a bloquista argumenta que o partido não quer “negociar ministros”, mas sim “um programa político”, pelo que o eventual entendimento dependerá da “importância das medidas políticas concretas em si”, referindo que esta pretensão não se trata de um “desejo vazio de política”, disse à mesma rádio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco assegura que “disponibilidade e vontade” para entendimento com o PS “mantêm-se”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião