Lisboa e mais seis concelhos ficam em alerta. Podem recuar no desconfinamento na próxima revisão
São sete os concelhos que estão em risco de abrandar no desconfinamento, caso voltem a ficar acima do limiar de risco da Covid-19.
Há sete concelhos que estão em risco de recuar no desconfinamento, caso voltem a ficar acima do limiar de risco da Covid-19 e não passem na avaliação da situação epidemiológica, anunciou o Governo após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira. A próxima atualização do Executivo será conhecida na próxima semana.
Destes concelhos, “entram em alerta quatro concelhos, continuam em alerta três concelhos e saem de alerta seis concelhos”, adiantou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa. Assim, Chamusca, Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra entram agora na lista, enquanto Tavira, vila do Bispo e Vila Nova de Paiva continuam em alerta.
Relativamente aos seis concelhos que saíram são: Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Lagoa, Oliveira do Hospital e Santa Comba Dão, tendo conseguido melhorar a situação pandémica.
Em causa estão os concelhos que tiveram uma incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, o limite definido pelo Executivo para parar e avaliar a situação. Caso a situação volte a verificar-se na próxima semana, estes concelhos deverão mesmo ser obrigados a voltar para a fase anterior do plano de desconfinamento do Governo.
Os concelhos em alerta são:
- Tavira
- Vila do Bispo
- Vila Nova de Paiva
- Chamusca,
- Lisboa
- Salvaterra de Magos
- Vale de Cambra
Esta sexta-feira Governo, Presidente da República e partidos voltam a encontrar-se com os especialistas da saúde no Infarmed para fazer um ponto de situação da pandemia em Portugal.
Nesta reunião, deverá ser conhecido o plano pedido pelo Executivo a uma equipa de especialistas liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e por Raquel Duarte, pneumologista e ex-secretária de Estado, sobre as medidas a aplicar no futuro, tendo em conta uma maior taxa de pessoas vacinadas.
(Notícia atualizada às 17h00)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa e mais seis concelhos ficam em alerta. Podem recuar no desconfinamento na próxima revisão
{{ noCommentsLabel }}