Hoje nas notícias: Passos, Orçamento e matriz de risco

  • ECO
  • 28 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No plano político, líder parlamentar interino do Bloco de Esquerda considera que nas negociações do próximo Orçamento do Estado “será possível impor ao PS cedências que no ano passado não fez”, ao mesmo tempo, a marcar o dia está ainda a notícia de que Pedro Passos Coelho está indisponível para disputar liderança do PSD. Com o bom tempo a chegar, a polícia vai reforçar a presença nas praias para evitar aglomerações.

Passos Coelho indisponível para disputar liderança do PSD

Foi (bastante) notado na reunião das direitas, a conferência do Movimento Europa e Liberdade (MEL). Mas Pedro Passos Coelho, ex-primeiro-ministro, está indisponível para uma corrida à liderança do PSD, pelo menos no atual ciclo político. Sem excluir de forma definitiva um regresso à vida política ativa, Passos terá sinalizado a indisponibilidade a algumas pessoas que entende poderem ter a ambição de virem a disputar a presidência do partido, deixando o campo em aberto à geração mais nova.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Matriz de risco divide peritos e Governo

Esta sexta-feira, Governo e especialistas reúnem-se no Infarmed para avaliar a situação epidemiológica do país. Nesta reunião deverá ser apresentado um plano elaborado pela equipa liderada por Óscar Felgueiras e Raquel Duarte, sobre as medidas a aplicar no futuro, tendo em conta uma maior taxa de pessoas vacinadas. Em cima da mesa poderá também estar uma mudança dos critérios da matriz de risco que “guia” o desconfinamento. Contudo, a revisão dos critérios não é consensual nesta fase entre especialistas e membros do Executivo.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Polícia reforça presença nas praias para travar enchentes de fim de semana

Com o verão a aproximar-se, o bom tempo convida cada vez mais portugueses a deslocarem-se à praia. O receio de enchentes e a necessidade de cumprir com as regras da pandemia levam a que as autoridades reforcem a fiscalização já a partir desta sexta-feira. Apesar de, na maior parte dos municípios, a época balnear começar apenas a partir de 12 de junho, a polícia marítima, bem como as restantes forças de segurança vão reforçar a presença no terreno, avisando que a abordagem passará por ser pedagógica, pelo que os polícias apenas irão aplicar as multas em caso de desobediência reiterada.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“Será possível impor ao PS cedências que no ano passado não fez”, diz Jorge Costa

O líder parlamentar interino do Bloco de Esquerda aponta, em entrevista ao Jornal Económico, que “há uma tentativa do PS de criar tensão permanente no contexto político e de criar dificuldades no diálogo à esquerda”, contudo, considera que se os partidos de esquerda forem “exigentes” na negociação do próximo Orçamento do Estado “será possível impor ao PS a necessidade de fazer cedências importantes que no ano passado não quis fazer”.

Leia a entrevista completa no Jornal Económico (acesso pago).

“O combate não é a solução para os incêndios, é a prevenção”, diz Duarte da Costa

Em entrevista ao DN, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil defende que “o combate não é a solução para os problemas dos incêndios em Portugal”, mas que a solução passa pela “prevenção” e pela “gestão do espaço florestal”. É aí que “tem de haver, cada vez mais, um investimento ainda maior e mais permanente”, assinala Duarte da Costa.

Leia a entrevista completa Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Passos, Orçamento e matriz de risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião