5 coisas que vão marcar o dia

Esta sexta-feira, os peritos reúnem-se para analisar a situação epidemiológica do país. O INE publica o inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores e a Navigator presta contas ao mercado.

Um mês depois da última reunião, os peritos reúnem-se esta sexta-feira para analisar a situação epidemiológica do país, enquanto o regulador europeu poderá aprovar a vacina da Pfizer para adolescentes. No plano económico, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores, enquanto a Navigator apresenta os resultados referentes ao primeiro trimestre do ano.

Como evolui a pandemia em Portugal?

Esta sexta-feira Governo, Presidente da República e partidos voltam a encontrar-se com os especialistas da saúde no Infarmed para fazer um ponto de situação da pandemia em Portugal. Nesta reunião, deverá ser conhecido o plano pedido pelo Executivo a uma equipa de especialistas liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e por Raquel Duarte, pneumologista e ex-secretária de Estado, sobre as medidas a aplicar no futuro, tendo em conta uma maior taxa de pessoas vacinadas.

EMA poderá dar “luz verde” a vacina da Pfizer para adolescentes

Esta sexta-feira, haverá também uma reunião extraordinária do Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Neste encontro, o regulador europeu poderá aprovar o uso de emergência para a utilização da vacina da Pfizer em jovens entre os 12 e os 15 anos, já que atualmente esta vacina só está autorizada na Europa para ser aplicada aos maiores de 16 anos. Numa altura em que existe uma maior disponibilidade de vacinas e, consequentemente, um aumento do ritmo de vacinação, dos Estados Unidos, passando pelo Canadá e até Singapura, há já alguns países a vacinarem crianças a partir dos 12 anos.

INE divulga inquérito de conjuntura às empresas e consumidores

O INE publica o inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores, com dados relativos a maio de 2021. Os últimos dados revelados pelo gabinete de estatísticas indicavam a confiança dos consumidores melhorou “significativamente” em março e abril, meses em que arrancou o desconfinamento da economia. Também as empresas estavam mais otimistas.

Navigator presta conta aos mercado

A Navigator apresenta esta sexta-feira os resultados referentes ao primeiro trimestre do ano. No ano passado, a empresa do setor da pasta e do papel lucrou 109,2 milhões de euros, num ano que disse ser o “mais difícil da sua história”. A pandemia penalizou tanto a procura como os preços dos produtos da empresa portuguesa, levando a uma redução de 35,1% nos resultados líquidos. Apesar desse impacto, as vendas de tissue aumentaram em 10% e as da pasta em 25%.

Como evolui o índice de preços ao consumidor nos EUA?

Os Estados Unidos divulgam os dados relativos ao índice de preços no consumidor referente a abril. Este dados poderão dar mais pistas sobre o comportamento da inflação no outro lado do Atlântico, numa altura em que os investidores estão receosos quanto ao seu eventual aumento. Ainda assim, Richard Clarida, vice-presidente da Reserva Federal, já veio dizer à Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês) que o banco central pode tomar medidas para travar um disparo na inflação, caso este ocorra, sem que haja um descarrilamento da recuperação da maior economia do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião