Wall Street em alta à espera de dados económicos. Petrolíferas brilham

Wall Street está em terreno positivo. A divulgação dos dados económicos que deverão apontar para a retoma económica estão a animar os investidores.

As bolsas norte-americanas estão em alta, com os investidores confiantes na recuperação económica. Aguardam pelos dados da atividade industrial, confiantes de que haverá sinais positivos.

Neste contexto, o índice de referência S&P 500 sobe 0,66% para 4.231,85 pontos, perto de recorde de abertura, o industrial Dow Jones ganha 0,76% para 34.791,99 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq soma 0,58% para 13.827,85 pontos.

Os investidores estão à espera dos dados relativos à atividade industrial dos EUA, depois de terem ficado a saber que este indicador na Zona Euro está a acelerar e que também veio dar um novo “fôlego” aos mercados europeus. Assim, os dados económicos positivos estão a dar uma nova esperança aos mercados acionistas, após meses em que as economias estiveram praticamente paradas devido à pandemia.

Nesta sessão as yields das obrigações norte-americanas a 10 anos subiram para 1,62%, enquanto as yields das obrigações a 30 anos situam-se nos 2,301%, segundo a CNBC (acesso livre, conteúdo em inglês). Esta subida acontece depois de na sexta-feira passada, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, ter revelado que a inflação é mais elevada do que o esperado. O Índice de Preços no Consumidor subiu 0,6% no mês de abril e 3,6% no último ano, devido à crescente procura registada após o levantamento das restrições pandémicas e com tensões existentes na cadeia de abastecimento.

Esta terça-feira, os investidores deverão também estar atentos ao discurso do governador da Reserva Federal dos EUA, que abordará as perspetivas da política monetária num webinar em Nova Iorque.

Entre as cotadas que mais valorizam nesta sessão estão os títulos ligados ao setor petrolífero, impulsionados pela subida das cotações do “ouro negro”. Esta terça-feira, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os aliados liderados pela Rússia — conhecidos como OPEP+ — realizam uma reunião mensal de avaliação da política de produção. O plano atual é de aumento gradual da oferta para responder à evolução do consumo, mas dependerá da reabertura das economias. Neste contexto, a Chevron avança 2,84% para 106,74 dólares, a Exxon Mobil Corp ganha 3,13% para 60,17 dólares e a Total SE soma 1,93% para 47,57 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em alta à espera de dados económicos. Petrolíferas brilham

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião