5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que se conhece mais um relatório semanal de vacinação, o Colégio dos Comissários deverá aprovar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta terça-feira é dia de se conhecer mais um novo relatório semanal de vacinação, mas também de ser aprovado o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. A marcar o dia vão estar ainda as estatísticas que mostram a evolução dos novos créditos em abril, mas também do comércio internacionais de bens da Zona Euro.

Plano de Recuperação e Resiliência deverá ser aprovado

Esta terça-feira vai decorrer mais uma reunião semanal do Colégio dos Comissários, onde deverão ser aprovados os primeiros Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), incluindo o de Portugal. No entanto, o tema não consta da agenda oficial da reunião. A presidente da Comissão Europeia anunciou na semana passada que Bruxelas iria “começar a aprovar” esta semana os PRR e, esta quarta-feira, Ursula von der Leyen vem a Lisboa, onde deverá anunciar formalmente a aprovação do PRR português. Para além de Portugal, Espanha, Grécia, Dinamarca e Luxemburgo também deverão ver os seus planos aprovados esta semana. Esta terça-feira é também o dia em que a Comissão vai avançar com a primeira emissão para a “bazuca” europeia.

DGS publica novo relatório semanal de vacinação

A Direção-Geral de Saúde (DGS) vai divulgar esta terça-feira mais um relatório de vacinação, referente à semana passada. Este documento, publicado semanalmente, dá conta de quantas pessoas foram vacinadas até ao momento, detalhando, por exemplo, as faixas etárias. O último relatório, conhecido a 8 de junho, indicou que mais de 2,3 milhões de portugueses já tinham recebido as duas doses da vacina e que 59% das pessoas entre os 50 e os 64 anos já receberam pelo menos uma dose, sendo que 26% estão já completamente imunizados.

Como evoluíram os novos créditos em abril?

O Banco de Portugal (BdP) vai mostrar esta terça-feira como evoluíram os novos créditos concedidos aos consumidores em abril. Em março, os novos créditos ao consumo somaram 538,1 milhões de euros, uma subida de 38,9% face a fevereiro e uma descida de 2,8% face a março de 2020. O montante dos novos créditos pessoais aumentou 32% para 249 milhões de euros, enquanto os novos empréstimos para compra de automóvel subiram 54% para 205 milhões de euros. Os novos empréstimos através de cartões e descoberto cresceram 28,4% para 84 milhões de euros.

Eurostat divulga evolução do comércio internacional em abril

O Eurostat vai mostrar esta terça-feira como evoluiu o comércio internacional de mercadorias em abril nos vários Estados-membros da União Europeia. Os dados referentes a março mostraram que a Zona Euro registou um excedente de 15,8 mil milhões de euros no comércio de bens com o resto do mundo, face aos 29,9 mil milhões de euros registados no mesmo mês de 2020. As exportações de bens ascenderam a 212,1 mil milhões de euros em março, um aumento de 8,9%, enquanto as importações foram de 196,3 mil milhões de euros, um aumento de 19,2%.

easyJet inaugura base de Faro

A easyJet vai inaugurar esta terça-feira a base aérea de Faro, a poucos dias de arrancar o verão. A companhia britânica vai estabelecer esta base sazonal no sul do país e decidiu também abrir uma terceira base na cidade de Málaga, em Espanha. As duas bases serão equipadas com três aeronaves da família A320, com capacidade para 156 passageiros. A cerimónia de inauguração vai contar com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação e do secretário de Estado Adjunto e das Comunicações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião