Altri define 12 metas sustentáveis para cumprir até 2030
Em 2030, a empresa quer chegar aos 80% de consumo de madeira com certificação de gestão florestal e ambiciona duplicar para 16 mil hectares a área sob gestão destinada à conservação.
A Altri desenvolveu o “Compromisso 2030”, que conta com 12 metas sustentáveis. A valorização da floresta e das pessoas, a inovação tecnológica e operacional e a afirmação da sustentabilidade como fator de competitividade são alguns dos objetivos a cumprir até 2030.
Depois de definir uma estratégia sustentável, a Altri, uma empresa que produz pasta de papel, alinhou as suas metas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com as expectativas dos seus stakeholders. Isso deu origem ao “Compromisso 2030”, um documento onde constam 12 metas sustentáveis que a empresa se comprometeu a cumprir até 2030.
Entre os objetivos definidos no “Compromisso 2030” está o uso de apenas 10 m3 de água por tonelada de pasta de papel produzida, o que corresponde a uma redução de 50% do uso de água, bem como a uma diminuição de 60% da carga orgânica nos seus efluentes industriais.
O grupo pretende, ainda, aumentar em 60% a injeção de energia renovável na rede elétrica nacional, atingindo os 1000 GWh, de forma a alcançar os 100% de energia renovável no consumo primário de energia nas suas unidades industriais.
Ao nível dos resíduos, o objetivo da companhia passa por ter 100% dos resíduos processuais valorizados ou reutilizados, pela redução de 60% das emissões específicas de Gases de Efeito de Estufa de âmbito 1 e 2 e reduzir ainda em 30% as emissões de âmbito 3 (kgCO2/tSA).
Sendo produtora de pasta de papel, a empresa também definiu alguns objetivos em relação à floresta e madeira que detém. Em 2030, quer chegar aos 80% de percentagem de consumo de madeira com certificação de gestão florestal e ambiciona duplicar para 16 mil hectares a área sob gestão destinada à conservação, bem como desenvolver 13 estações de biodiversidade e biospots.
Já no âmbito das pessoas e da diversidade, as metas passam por aumentar para o dobro o número de mulheres em funções de liderança e atingir zero acidentes com dias perdidos.
“O Compromisso 2030 é um documento fundamental para a Altri e para a sua competitividade e sustentabilidade. Um conjunto de métricas mensuráveis e verificáveis, que constituem a base da atuação do grupo e que reforçarão o seu papel enquanto empresa líder no combate às desigualdades, às alterações climáticas e promovendo um mundo mais sustentável”, concluiu, em comunicado, José Pina, CEO do grupo Altri.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Altri define 12 metas sustentáveis para cumprir até 2030
{{ noCommentsLabel }}