Na hora de ir de férias, maioria dos portugueses ruma ao Algarve
Na lista dos destinos escolhidos, o Algarve ocupa o 1º lugar e, no alojamento, os hotéis estão no top das preferências. 46,5% dos portugueses vai gastar ou já gastou entre 50 e 100 euros por noite.
Verão é sinónimo de férias e num ano marcado pela pandemia, a grande maioria (94,6%) dos portugueses pretende gozar uns dias de descanso. Na lista dos destinos escolhidos, o Algarve ocupa o primeiro lugar com 44% das respostas, seguido do Litoral Alentejano (18,7%) e centro do país (10%), de acordo com um estudo da Odisseias.
Mais de metade pretende ir de férias com a família (51%), enquanto 33% irá com o seu companheiro (a). O inquérito revela ainda que agosto continua a ser o mês de eleição dos portugueses com 48% das respostas, seguido de julho com 32% e setembro, mantendo a tendência, com 23,5%.
No que diz respeito ao tipo de alojamento, os hotéis são os mais procurados reunindo 40,9% das preferências, seguindo-se dos apartamentos (31%) e do turismo rural a contabilizar 18,5%. Já 31,8% das pessoas pretende reservar estadias longas de 7 noites, enquanto que as “escapadinhas” mais curtas de 5 e 3 noites reúnem, respetivamente, 30% e 23%.
Em relação ao orçamento, 46,5% dos portugueses pretende gastar ou já gastou entre 50 e 100 euros por noite, sendo que 27% preferiu gastar menos de 50 euros, em linha com o que havia sido considerado em 2020.
Quando questionados se nestas férias pensam em almoçar/jantar fora, 82% respondeu que “sim”. Os resultados indicam que as esplanadas (48%) e os restaurantes, com medidas de prevenção comprovadas (45%), foram as principais escolhas.
Este ano, a proximidade da praia (54,8%), alojamentos com piscina (42%) e o Selo Clean & Safe (31,7%), são os critérios mais valorizados. Outra das conclusões é que cerca de 77% dos portugueses que responderam ao inquérito vão marcar as suas férias online e 56,5% afirma já ter marcado férias com vouchers.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Na hora de ir de férias, maioria dos portugueses ruma ao Algarve
{{ noCommentsLabel }}