Fintech House e INCM aliam-se no fortalecimento da identidade digital

  • ECO Seguros
  • 8 Julho 2021

A colaboração visa fortalecer o ecossistema fintech e já agendou as INCM Summer Sessions e o Identity Trends, um evento previsto para setembro no âmbito da ID digital.

A Fintech House (FH) e Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) estão a colaborar em benefício do empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de projetos de interesse tecnológico junto das startups do ecossistema fintech.

Um acordo de parceria FH-INCM prevê várias iniciativas conjuntas que visam aproximar a comunidade da FH (startups, parceiros e investidores) da experiência e know how da INCM, em particular na área da identidade digital, “facilitando não só a concretização de novos projetos como também o desenvolvimento de contactos e novas soluções de I&D relevantes para a melhoria da cadeia de valor da instituição”, explica um comunicado conjunto.

Para Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM: “este acordo é mais um exemplo do ecossistema inovador já presente em Portugal, cujo sucesso assumimos como um propósito partilhado por todos. É com a colaboração entre autoridades, empresas, startups e a academia que vamos tornar esse ecossistema ainda mais forte”.

A identidade digital (ID digital), associada a tecnologias emergentes como a criptografia, a biometria, a inteligência artificial, o blockchain ou a internet das coisas, “é uma área que tem conhecido grandes desenvolvimentos na INCM, permitindo-lhe oferecer soluções de identificação seguras a governos, empresas e cidadãos de todo o mundo,” salienta um comunicado.

“A parceria com a INCM mostra como o ecossistema fintech é variado e transversal a diferentes setores. É pela junção das mais diferentes entidades que vai ganhando força e a INCM vem desempenhar um papel fundamental com foco na identidade digital. Esta parceria representa uma grande oportunidade para ambos e para o ecossistema fintech português” destaca Mariana Gorjão Henriques, Head of Partnerships da Fintech House.

No âmbito da colaboração FH-INCM prevê-se até final do ano realização de encontros, apresentações, mesas redondas e eventos abertos à comunidade, que terão lugar na FH, casa onde residem e se desenvolvem projetos nos verticais insurtech, regtech e cybersecurity.

Os encontros terão especial foco na ID digital, “elemento essencial ao funcionamento das sociedades atuais, onde o valor criado na economia é, cada vez mais, suportado por plataformas digitais que implicam a validação da identidade de todos os seus intervenientes, de forma segura e conveniente”.

Entre iniciativas já anunciadas destacam-se as INCM Summer Sessions e o Identity Trends, um evento sobre as principais tendências no âmbito da identidade, com data prevista para setembro.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fintech House e INCM aliam-se no fortalecimento da identidade digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião