Galp vai pagar dividendo intercalar de 25 cêntimos

Administração da Galp aprovou a distribuição de um dividendo de 25 cêntimos "a título de adiantamento" dos resultados deste ano, metade da remuneração que quer dar aos acionistas.

A Galp vai avançar com a distribuição de um dividendo de 0,25 euros por ação, “a título de adiantamento sobre lucros”. Os acionistas da petrolífera portuguesa vão receber esta remuneração a partir do dia 16 de setembro.

O dividendo foi aprovado pelo conselho de administração no passado dia 20 de agosto. No comunicado enviado esta segunda-feira ao mercado, a Galp dá conta de que, líquido de impostos, o dividendo será de 0,18 euros ou 0,1875 euros por ação, dependendo da sede de tributação, IRS (taxado a 28%) ou IRC (taxado a 25%), respetivamente.

No início de junho, a Galp comprometeu-se com o mercado a manter um dividendo base de 50 cêntimos, mas abriu a porta a uma componente variável que está dependente do nível de endividamento.

A companhia petrolífera liderada por Andy Brown adianta ainda que a partir do dia 14 de setembro de 2021 (inclusive), as ações serão transacionadas na Euronext Lisbon sem conferirem direito ao dividendo (ex-dividend) e que a record date é a 15 de setembro de 2021.

As ações da Galp estabilizaram esta segunda-feira nos 8,632 euros, acumulando uma desvalorização de 1,4% desde o início do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp vai pagar dividendo intercalar de 25 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião