Portugal Ventures lança nova edição da Call Tourism e tem 10 milhões para investir
Iniciativa que tem disponíveis 10 milhões de euros para investir visa fomentar o empreendedorismo no setor do turismo, sobretudo através do financiamento de projetos não tecnológicos.
A Portugal Ventures revelou esta quarta-feira que vai lançar a 4.ª edição da Call Tourism para reativar o turismo e incentivar a recuperação do setor, tendo disponíveis 10 milhões de euros para investir.
A 4.ª edição da Call Tourism, lançada pela Portugal Ventures, que pertence ao grupo Banco Português de Fomento, é feita em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo e visa fomentar o empreendedorismo no setor do turismo, sobretudo através do financiamento de projetos não tecnológicos, área que “mais sentiu os efeitos da pandemia”, esclarece a sociedade de capital de risco em comunicado.
Nesse sentido, a Portugal Ventures investe até um milhão de euros por projeto, tendo disponível um total de 10 milhões de euros para investir. Trata-se da segunda iniciativa lançada este ano pela Portugal Ventures para o setor do turismo, visando financiar projetos que “tragam inovação para o setor” e coloquem Portugal como um “dos destinos mais competitivos do mundo” no que respeita à oferta turística do país, lê-se no comunicado.
A Portugal Ventures refere que, nesta 4.ª edição, são elegíveis projetos tecnológicos inovadores que “apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do turismo e da sua oferta de produtos e serviços”.
No entanto, o foco desta edição está na procura de projetos não tecnológicos que apresentem “conceitos inovadores e diferenciadores” para a oferta turística do país, que contribuam para o “enriquecimento da experiência do turista” e para o “reforço da competitividade” de Portugal como destino turístico, segundo a nota divulgada.
Nesse sentido, para administrador da Portugal Ventures, Pedro de Mello Breyner, citado no comunicado, “esta nova edição da Call Tourism vem dar resposta à necessidade de financiamento de projetos turísticos, especialmente os não tecnológicos, que terão agora oportunidade de serem incluídos no portefólio da Portugal Ventures e serem acompanhados na sua estratégia de crescimento e expansão dos seus negócios”.
A sociedade de capital de risco esclarece também que “serão privilegiados” os projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando soluções que promovam a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica e mobilidade inteligente.
Entre os projetos não tecnológicos englobam-se os da hotelaria e de alojamento turístico inovador, atividades de animação e experiência turística com exploração do património paisagístico e cultural, atividades de aproveitamento dos recursos endógenos e os da revitalização de espaços de interesse cultural.
Para assinalar o lançamento da 4.ª edição da Call Tourism, a Portugal Ventures vai realizar um debate, na sexta-feira, com o tema “A Inovação no Turismo no pós-pandemia”, cuja sessão terá na abertura a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. Desde 2018, altura em que a Portugal Ventures lançou a 1.ª Edição da Call Tourism, foram recebidas 205 candidaturas e investidos 9,5 milhões de euros em 14 projetos turísticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal Ventures lança nova edição da Call Tourism e tem 10 milhões para investir
{{ noCommentsLabel }}