Wall Street em queda após desilusão dos dados do emprego
Foram criados menos empregos nos Estados Unidos em setembro face ao esperado, o que está a afetar a confiança dos investidores. Wall Street estão no "vermelho".
Os três principais índices norte-americanos estão em queda esta sexta-feira, após duas subidas consecutivas nas sessões anteriores. Após a resolução temporária da questão do teto da dívida, o sentimento dos investidores foi perturbado pelos dados do emprego que ficaram abaixo do esperado.
O Dow Jones desce 0,22% para os 34.678,1 pontos, o Nasdaq desvaloriza 0,08% para os 14.631,78 pontos e o S&P 500 cede 0,07% para os 4.396,74 pontos. Apesar desta queda ligeira, os três índices ainda apresentam um saldo semanal positivo nesta primeira semana de negociação do mês de outubro.
Os dados do mercado de trabalho de setembro desiludiram face ao esperado pelos analistas. O relatório sobre o emprego divulgado esta sexta-feira, o qual será crucial para a decisão da Reserva Federal norte-americana de desacelerar a injeção de estímulos através da compra de dívida, mostrou que apenas foram criados mais 194 mil postos de trabalho, bastante abaixo dos 500 mil estimados pelos mercados.
Por um lado, os postos de trabalho aumentaram 317 mil no setor privado, o que é um sinal positivo sobre o dinamismo da economia norte-americana — além disso, o crescimento do emprego em agosto foi revisto em alta de 131 mil para 366 mil. Por outro lado, houve uma redução de emprego no setor público na ordem dos 123 mil. Ainda assim, a taxa de desemprego dos EUA está neste momento nos 4,8%.
Esta quinta-feira o departamento norte-americano do Trabalho revelou que os pedidos de subsídio de desemprego desceram para 326 mil, menos 38 mil do que na semana anterior. Estes dados positivos chegaram um dia antes do relatório do emprego de setembro, o qual recebe mais atenção e está a ser um catalisador para os mercados.
O foco dos mercados financeiros deixa assim de estar no teto da dívida pública e no risco de default (incumprimento) por parte do Governo federal uma vez que houve um acordo temporário entre democratas e republicanos anunciado esta quinta-feira. O tema é recorrente na política norte-americana e voltará no início de dezembro quando esgotar o aumento temporário do teto da dívida agora acordado.
Na próxima semana arranca a época de resultados relativa ao terceiro trimestre deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street em queda após desilusão dos dados do emprego
{{ noCommentsLabel }}