Mastercard lança cartão bancário para pessoas invisuais
O Touch Card permite a pessoas invisuais ou com redução de acuidade visual identificarem se estão a usar um cartão de crédito, débito ou pré-pago, através de um "entalhe" na lateral do cartão.
Identificar o cartão no momento de pagar pode ser difícil para pessoas com problemas graves de visão. A Mastercard quer facilitar esse processo e lançou o Touch Card, um cartão bancário feito a pensar em invisuais e amblíopes (pessoas que sofrem de diminuição da acuidade visual). Através do toque, é possível saber se o cartão é de crédito, de débito ou pré-pago.
Para permitir essa distinção, a Mastercard introduziu um sistema de “entalhe” na lateral do cartão. Assim, os novos cartões de crédito Touch Card têm um entalhe redondo, os cartões de débito têm um entalhe amplo e quadrado e os cartões pré-pagos apresentam um entalhe triangular. Este padrão foi desenhado de forma a funcionar em terminais POS e ATMs, existindo também a possibilidade de ser implantado em escala.
Esta é uma “inovação simples, mas eficaz”, que faz parte da estratégia de inclusão da empresa norte-americana do setor de pagamentos. “O Touch Card proporcionará uma maior sensação de segurança, inclusão e independência para 2,2 mil milhões de pessoas invisuais, em todo o mundo“, sublinha em comunicado o chefe de marketing e comunicação, Raja Rajamannar.
O Touch Card foi desenvolvido em parceria com a IDEMIA, uma empresa de tecnologia de identificação que desenvolve cartas de condução móveis e cartões de pagamento biométricos, tendo sido depois avaliado e apoiado pela organização nacional de deficientes visuais do Reino Unido – Royal National Institute for the Blind (RNIB) e pelo VISIONS/Serviços para invisuais e e amblíopes nos Estados Unidos.
Para o diretor de serviços do RNIB, David Clarke, “é fundamental que o setor bancário responda a novas tendências e que a inovação traga progresso para todos, incluindo todos os que têm algum tipo de deficiência visual“.
Além do Touch Card, a Mastercard tem vindo a incorporar o seu som de marca nas caixas de pagamento, em todo o mundo, o que permite sinalizar para todos, mas sobretudo para as pessoas com deficiência visual, que a transação do cartão foi realizada com sucesso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mastercard lança cartão bancário para pessoas invisuais
{{ noCommentsLabel }}