Portugal assina oito acordos com Espanha para desenvolver PRR e trabalho transfronteiriço
O trabalho conjunto entre Espanha e Portugal nos Planos de Recuperação e Resiliência foca-se em áreas como a transição ecológica e as indústrias e atividades associadas ao espaço.
Portugal e Espanha assinaram oito acordos na Cimeira Luso-Espanhola, tendo em vista desenvolver os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) de ambos os países em conjunto, em domínios estratégicos, bem como consagrar o estatuto do trabalhador transfronteiriço, anunciou o primeiro-ministro.
Foi assinado, esta quinta-feira, um memorando para os países trabalharem “em conjunto para o desenvolvimento dos PRR em quatro domínios estratégicos de maior importância”, avançou António Costa, em declarações na Cimeira, transmitidas pelas televisões. Por um lado, debruçam-se sobre a fileira automóvel e a transição para a mobilidade elétrica e conectada, “desde a mineração sustentável à produção dos novos veículos”.
Outro foco é a “transição ecológica no domínio das energias e em particular do hidrogénio verde: na dimensão industrial mas também no desenvolvimento do conhecimento”, explicou o primeiro-ministro, pelo que será instalado em Cáceres o centro luso-espanhol de pesquisa de energias sustentáveis.
O terceiro domínio são as indústrias e atividades associadas ao espaço, contando com o projeto Constelação Atlântica, uma “rede de microssatélites lançados por Portugal e Espanha tendo em vista obter informação de maior qualidade sobre a realidade da terra e partilhar dados para melhor ordenamento do território, proteção do ambiente e agricultura mais eficiente e sustentável”, apontou Costa.
Finalmente, portugueses e espanhóis vão trabalhar em conjunto na capacitação das infraestruturas digitais, com três projetos: desenvolver uma rede de investigação na inteligência artificial, a articulação dos diferentes hubs digitais e o desenvolvimento de projetos conjuntos na digitalização da administração pública.
O primeiro-ministro salientou que “foram oito os acordos assinados, todos eles são igualmente importantes e expressam a vontade comum de continuar a trabalhar juntos para uma relação mais próxima e produtiva”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal assina oito acordos com Espanha para desenvolver PRR e trabalho transfronteiriço
{{ noCommentsLabel }}