Exportações de têxteis e vestuário sobem 1,6% até setembro face a 2019

  • Lusa
  • 9 Novembro 2021

Têxteis lar e outros artigos têxteis confecionados registaram os melhores desempenhos com um acréscimo de 129 milhões de euros face ao ano pré-pandemia (2019)

As exportações portuguesas de têxteis e vestuário consolidaram até setembro o crescimento face ao mesmo período de 2019, aumentando 1,6%, para 3.985 milhões de euros, mas “permanece a heterogeneidade” no setor, informou esta terça-feira a associação setorial.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) tratados pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), face aos primeiros nove meses de 2020 as exportações setoriais aumentaram 16,1%.

Os melhores desempenhos foram registados na categoria de produtos têxteis lar e outros artigos têxteis confecionados, que registaram um acréscimo de 129 milhões de euros face a 2019 (+27,6%), com destaque para as roupas de cama, mesa, toucador e cozinha, cujo valor exportado aumentou 24% (correspondendo a um acréscimo de 86 milhões de euros)”, avança a ATP.

Já o vestuário em malha exportou mais 113 milhões de euros, o que traduz um aumento de 7% face ao mesmo período em 2019.

Inversamente, o vestuário em tecido “continua a registar o pior desempenho, com uma quebra de 165 milhões de euros, ou seja, -22,2%, mostrando que ainda não conseguiu recuperar do impacto da crise pandémica”.

Em termos de destinos, os melhores resultados foram obtidos em França e nos EUA, com acréscimos de 72 milhões de euros (+14,4%) e de 64,5 milhões de euros (+25,5%), respetivamente.

Pelo contrário, o mercado espanhol continua a registar a maior quebra, com menos 195 milhões de euros (-16,0%) exportados até ao final de setembro face ao período homólogo de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de têxteis e vestuário sobem 1,6% até setembro face a 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião