Dona da Pizza Hut, Burger King e KFC reduz prejuízos para 20 milhões até setembro

  • Lusa
  • 19 Novembro 2021

A Ibersol, que explora as cadeias de restaurantes Pizza Hut, Burguer King e KFC, registou prejuízos de 20,2 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

Os prejuízos da Ibersol IBS 0,28% foram reduzidos, nos primeiros nove meses do ano, para 20,2 milhões de euros, face ao período homólogo, indicou a empresa, num relatório publicado esta sexta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Com a progressiva diminuição das restrições à mobilidade durante os meses de verão, decorrente do crescente aumento do número de pessoas vacinadas, o volume de negócios consolidado nos primeiros nove meses de 2021 ascendeu a 241,7 milhões de euros que compara com 213,9 milhões registado no período homólogo de 2020, o que corresponde a um crescimento de 13%”, referiu a empresa, na mesma nota.

De acordo com a Ibersol, a “reabertura gradual da generalidade dos restaurantes ao longo deste terceiro trimestre – ainda que com algumas limitações – permitiu que, no final de setembro, a Ibersol tivesse 95% dos restaurantes próprios em operação, estando os restaurantes encerrados maioritariamente localizados em aeroportos e estações de serviço”, garantiu.

Por sua vez, o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) “ascendeu a 54,0 milhões de euros, representando um aumento de 50,5% face a igual período do ano anterior”, sublinhou a Ibersol.

A empresa indicou ainda que o “resultado operacional consolidado no final dos primeiros nove meses atingiu o valor de -9,8 milhões de euros, que compara com o registado em igual período de 2020 que ascendeu a -31,6 milhões de euros”.

Numa análise à atividade destes nove meses, a empresa referiu que o “segmento de concessões e catering, apesar de continuar a ser o mais penalizado, evidenciou neste trimestre um ritmo de recuperação significativo por efeito do levantamento das restrições e limitações do tráfego aéreo, bem como do ritmo de vacinação que acelerou o aumento da confiança dos consumidores.

Em Espanha, onde o grupo opera restaurantes em nove aeroportos, “o tráfego de passageiros registou perdas no terceiro trimestre de 46% (77% no segundo trimestre), quando comparadas com as de 2019, sendo os aeroportos localizados nas ilhas Canárias e Baleares menos penalizados do que os urbanos”, salientou.

Em Portugal, “as perdas foram de 45% no terceiro trimestre nos aeroportos em que o grupo tem presença”, referiu a Ibersol, nos resultados dos primeiros nove meses deste ano.

Além disso, “durante os primeiros nove meses do ano, verificou-se o encerramento definitivo de 17 unidades, 12 das quais franquiadas e concretizou-se a abertura de quatro novos restaurantes da Pizza Hut e Burger King em Portugal e a conversão de dois restaurantes Pasta Caffé em Taco Bell”, lê-se no documento.

A Ibersol indicou ainda que “o encerramento dos cinco restaurantes próprios resultou da opção de não renovação de três contratos de arrendamento (dois restaurantes da Pans e um da Pizza Hut) e do termo dos contratos de concessão de dois restaurantes localizados nos aeroportos de Madrid e Bilbao”.

Assim, “no final de setembro, o número total de unidades era de 610 (530 próprias e 80 franquiadas)”, em Portugal, Espanha e Angola e outras localizações, destacou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da Pizza Hut, Burger King e KFC reduz prejuízos para 20 milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião