“Só haverá entendimentos com direita se esquerda não quiser” entender-se, diz Duarte Cordeiro
"Se houver maioria de esquerda, só não haverá um governo de esquerda se a esquerda não quiser", assegurou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.
“Há várias formas de entendimento à esquerda” após as eleições legislativas de 30 de janeiro, disse o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, numa entrevista no podcast “Perguntar não ofende”.
Citado pelo Expresso (acesso pago), aquele que desde 2019 foi o responsável do Governo pelas negociações com a esquerda no Parlamento, garantiu que o PS não mudou de ideias e vai lutar por uma maioria absoluta. Mas, não a conseguindo, irá falar primeiro com a esquerda para procurar um outro entendimento estável. “Se houver maioria de esquerda, só não haverá um governo de esquerda se a esquerda não quiser”, avisou.
Por outras palavras, o governante admitiu que a direita entrará na equação do PS: “Só haverá soluções que envolvam a direita se a esquerda não quiser”, reforçou. Para Duarte Cordeiro, o PS deve estar atento aos sinais dos eleitores, pois, se das legislativas resultar uma consolidação da direita no hemiciclo, “deve-se voltar a valorizar um caminho, nem que seja estender no tempo” um caminho. “O PS procurará retomar entendimento com [a] esquerda. Se não houver, veremos”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Só haverá entendimentos com direita se esquerda não quiser” entender-se, diz Duarte Cordeiro
{{ noCommentsLabel }}