UE suspende voos de Moçambique e mais 6 países da África Austral devido à nova variante
A União Europeia decidiu suspender temporariamente os voos da África Austral devido à nova variante que já foi detetada na Europa. Moçambique faz parte da lista.
A União Europeia decidiu esta sexta-feira suspender temporariamente as viagens da África Austral devido à nova variante do Covid-19 proveniente do continente africano, avançou esta sexta-feira a presidência eslovena da UE.
Todos os voos da África do Sul, Namíbia, Lesoto, Essuatíni, Zimbabué, Moçambique e Botswana estão temporariamente suspensos.
Um comité de peritos dos 27 Estados da UE “concordou com a necessidade de impor restrições temporárias a todas as viagens a partir da África Austral com destino à Europa”, disse no Twitter a presidência eslovena da UE.
Tweet from @EU2021SI
Outra das recomendações, mas apenas da presidência eslovena, é a aplicação de quarentenas e testes. A presidência eslovena apelou aos Estados-membros para “testarem e colocarem em quarentena todos os passageiros que chegam desses países”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou está sexta-feira que os países deveriam tomar uma “avaliação científica e baseada no risco abordagem” e que serão precisas “várias semanas” para conhecer o nível de risco e de transmissibilidade da nova variante do novo coronavírus, detetada inicialmente na África do Sul.
O primeiro-ministro português disse esta sexta-feira que Portugal tem estado em contacto com os países africanos com quem tem “relações mais intensas, adiantando que nem Moçambique nem Angola constam da lista que a Comissão Europeia propôs restringir voos”. António Costa dizia que “para já” nenhum destes países da África Austral “está na lista que a Comissão Europeia propôs”. Uma informação que acabou por não se confirmar.
A nova variante chama-se B.1.1.529, tem mais de 30 mutações e foi identificada na África do Sul. A nova variante já foi detetada na Bélgica e envolve uma cidadã que regressou ao país vinda do Egito a 11 de novembro.
Esta sexta-feira, o Governo português anunciou a suspensão dos voos com partida e destino em Moçambique a partir de segunda-feira, decretando quarentena de 14 dias a quem venha desse e de outros países — África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué — este fim de semana. Os Estados Unidos e a Rússia também foram pelo mesmo caminho, fechando as fronteiras a estrangeiros provenientes da África do Sul, Moçambique e de outros países da região.
(Notícia atualizada às 20h49 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE suspende voos de Moçambique e mais 6 países da África Austral devido à nova variante
{{ noCommentsLabel }}