Programa que pretende atrair moradores para o interior do país sem procura

  • ECO
  • 29 Novembro 2021

O programa Chave na Mão, em vigor desde 2020 e que pretende atrair moradores para o Interior, não tem interessados. Os autarcas do Interior justificam a falta de adesão pela demora na implementação.

O programa Chave na Mão, a única medida da Nova Geração de Políticas de Habitação destinada a levar residentes dos grandes centros urbanos do Litoral — sobretudo das duas áreas metropolitanas — para municípios do Interior, só foi regulamentado em plena pandemia e, até agora, não tem interessados, revela esta segunda-feira o Jornal de Notícias (acesso pago).

Anunciada em 23 de abril de 2018 pelo primeiro-ministro António Costa, a medida só teve regras definidas e publicadas em 2020, durante o primeiro confinamento. Na prática, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) paga uma renda pela casa a quem se mude do Litoral para um dos 165 concelhos de baixa densidade do continente e subarrenda-a no programa de arrendamento acessível.

Ao jornal, o IHRU confirma a falta de adesão ao Chave na Mão, enquanto vários autarcas do Interior lamentam a demora na sua implementação. O presidente da Câmara de Boticas e vogal da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Queiroga, considera o programa “uma boa intenção”, mas critica: “Fazem-se boas políticas para o Interior e, depois, demoram muito tempo a serem concretizadas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa que pretende atrair moradores para o interior do país sem procura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião