BRANDS' CAPITAL VERDE Dê um brilho sustentável à sua árvore de Natal

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 10 Dezembro 2021

Os CTT associaram-se à ToBeGreen, uma spin-off da Universidade do Minho, para promover a reciclagem e valorização de máscaras descartáveis usadas, estendendo a vida útil destes produtos.

Esta iniciativa dos CTT, em associação com a To Be Green, visa a redução do impacte ambiental associado à utilização das máscaras de proteção contra a pandemia Covid-19, habitualmente depositadas nos caixotes de lixo comum (resíduos indiferenciados), através do seu processamento e da criação de novos produtos, em detrimento do envio das mesmas para aterro sanitário. As máscaras usadas são, desta feita, recicladas e convertidas em placas poliméricas de polipropileno, resistentes e que permitem a utilização deste material para diversos fins. Todo o processo de recolha, transporte e processamento destes resíduos é feito de acordo com as mais rigorosas condições de segurança, para garantir a não contaminação pelo vírus. Do ponto de vista da reciclagem, o impacto é muito positivo. Os primeiros produtos novos, criados através das máscaras usadas, surgem em formato de pequenos enfeites de Natal, tais como, trenós, estrelas, árvores e flocos de neve, para pendurar na árvore de Natal.

Este é um projeto que promove uma economia mais circular, assente na reutilização de materiais usados e apadrinhado pelo Ministério do Ambiente e pela Agência Portuguesa do Ambiente. Além do mais, este projeto tem também um carácter solidário. As caixas, em cartão reciclado, são produzidas pelo Centro Juvenil de São José de Guimarães, uma IPSS dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens em risco de exclusão social. Os packs de 4 brindes estão disponíveis em 50 Lojas CTT espalhadas pelo país e também na loja online. Por cada pack vendido, 2 euros revertem para a Cáritas Diocesana de Viseu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dê um brilho sustentável à sua árvore de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião