Operação Malapata. Benfica e Sporting alvo de buscas

Operação Malapata está a recolher prova por suspeitas de branqueamento, fraude fiscal, burla qualificada e falsificação informática. César Boaventura, empresário do futebol, é o principal suspeito.

César Boaventura, empresário ligado ao mundo do futebol, foi detido, esta quarta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto na sequência de alegado branqueamento de capitais e fraude fiscal, que movimentou cerca de 70 milhões de euros nos últimos anos.

A SAD do Benfica e do Sporting foram, igualmente, alvo de buscas na sequência da Operação Malapata para recolha de prova por suspeitas de branqueamento, fraude fiscal, burla qualificada e falsificação informática. Ambas as SAD dos clubes já confirmaram as buscas.

Em parceria com a Direção de Finanças do Porto, foram detidas três pessoas por crimes de fraude fiscal, burla qualificada, falsificação informática e branqueamento na ‘Operação Malapata’. Segundo avançou a CNN Portugal, o empresário foi um dos detidos, assim como um empresário do setor metalúrgico.

A PJ e Finanças do Porto realizaram 28 buscas nos concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Funchal, Benavente e Lisboa, numa operação que contou ainda com o apoio dos Departamentos de Investigação Criminal de Braga e Madeira e ainda da Unidade de Perícia Tecnológica Informática.

De acordo com um comunicado da PJ, foi “através do exercício de atividade comercial fictícia de sociedades geridas pelos suspeitos, assim como de correspondentes contas bancárias tituladas por terceiros”, os arguidos “criaram intrincado esquema de faturação / movimentação financeira que ofereciam tanto como veículo de branqueamento para terceiros, prestando assim esse serviço ilícito pelo qual seriam remunerados, como para ocultação dos proveitos gerados da própria atividade legítima dos próprios e de terceiros, nos setores indicados”.

Segundo a PJ, para já foram identificados movimentos financeiros, em diversas plataformas, num montante superior a 70 milhões de euros. Com o esquema, o principal arguido terá lucrado 1,5 milhões de euros.

No decurso da operação policial, foi apreendida documentação diversa relativa à prática dos factos, diversas viaturas automóveis e material informático. Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Malapata. Benfica e Sporting alvo de buscas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião