Ministra da Saúde antecipa 37 mil novos casos Covid a 7 de janeiro
Perante à escalada no número de novos casos de Covid-19, Marta Temido admite "uma enorme pressão" no sistema de saúde.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admite que Portugal deve atingir 37 mil novos casos de infeção por SARS-CoV-2 a 7 de janeiro, numa altura que país registou esta terça-feira 17.172 novos casos de Covid-19, um novo máximo desde o início da pandemia.
“As previsões apontam para 37 mil casos no dia 7 de janeiro”, afirmou Marta Temido em entrevista à RTP 3. A ministra da Saúde realça que o recorde de casos registados esta terça-feira “já estava previsto para daqui a dois dias nas estimativas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o que significa que estamos com alguma aceleração”, explica.
Marta Temido assume que estes números são o “efeito de uma variante muito mais transmissível e que se está a duplicar a cada oito dias”. Perante à escalada no número de novos casos, a ministra da Saúde admite “uma enorme pressão” no sistema de saúde.
“Está a colocar-nos todos à prova e está a traduzir-se numa enorme pressão no funcionamento de alguns dos nossos serviços, designadamente das linhas de contacto, dos inquéritos epidemiológicos, dos rastreios. Estamos a trabalhar para dar uma melhor resposta a esse nível, mas os próximos dias são de uma enorme pressão sobre o sistema“, admite Marta Temido.
A ministra da Saúde garante que “estão a ser feitas várias intervenções na linha Saúde 24 para permitir que ela responda a esta fase diferente da pandemia”. “Estamos a fazer mudanças nos algoritmos da linha para permitir acompanhar esta nova fase”, sublinha Marta Temido.
Perante os números “avassaladores e tremendos”, a ministra da Saúde apela aos portugueses para “restringirem os contactos face a uma variante muitíssimo transmissível”.
(Notícia atualizada às 17h13 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministra da Saúde antecipa 37 mil novos casos Covid a 7 de janeiro
{{ noCommentsLabel }}