Pico de baixas devido à covid-19 obriga TAP a cancelar e alterar voos

Casos de covid-19 estão a limitar a disponibilidade de tripulações, à semelhança do que acontece noutras companhias aéreas. Há voos cancelados e passageiros desviados para outras transportadoras.

O aumento exponencial de casos de covid-19 entre o pessoal das companhias aéreas está a deixar aviões em terra um pouco por todo o mundo e a TAP não é exceção. A transportadora portuguesa confirma a existência de voos cancelados.

A TAP tem estado a ajustar a operação para fazer face a um pico de baixas de tripulantes (maioritariamente devido ao Covid), que já levou ao cancelamento de alguns voos, estando os passageiros a ser acomodados noutros voos da companhia ou de companhias parceiras“, respondeu ao ECO fonte oficial da companhia, sem indicar números concretos.

De acordo com o site FlightAware, esta segunda-feira já foram cancelados 2.485 voos em todo o mundo, que acrescem aos cerca de oito mil que não se realizaram entre sexta-feira e domingo. O mau tempo, mas sobretudo as infeções por covid-19 e isolamento profilático de pilotos, assistentes de bordo e outros funcionários, são as razões apontadas para os cancelamentos.

De acordo com a Lusa, os dados disponíveis no site da ANA para o aeroporto de Lisboa indicam 12 voos cancelados nas chegadas, 10 dos quais da TAP, e 12 nas partidas, 11 da transportadora aérea portuguesa.

No domingo verificaram-se nove voos cancelados nas chegadas, oito da TAP e um da Orbest, e 11 nas partidas, todos da TAP, enquanto no sábado já tinham sido registados nove voos cancelados nas partidas do Aeroporto Humberto Delgado, sete dos quais da TAP, e 10 nas chegadas, oito da TAP.

No que diz respeito ao Aeroporto do Porto, a Lusa aponta nove voos cancelados esta segunda-feira, sete da TAP e dois da EasyJet Europe, mais quatro da TAP nas partidas. Este domingo, no aeroporto do Porto, já tinham sido cancelados dois voos nas chegadas e outros dois nas partidas, envolvendo as companhias TAP e Wizz Air Hungary. No sábado verificaram-se mais três cancelados nas chegadas e dois nas partidas.

A agência indica ainda que, segundo os dados disponíveis do site da ANA não foram registados cancelamentos no Aeroporto de Faro na sexta-feira, sábado e esta segunda. No domingo, não se realizou apenas um voo da TAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pico de baixas devido à covid-19 obriga TAP a cancelar e alterar voos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião