Deutsche Bank multado em 8,7 milhões de euros por não evitar manipulação da Euribor
O Deutsche Bank foi multado pelo regulador financeiro alemão por não evitar a manipulação da Euribor. O banco não recorreu da sentença e aceitou a multa de modo a criar “certeza jurídica final”.
O Deutsche Bank foi multado pelo regulador financeiro alemão por não implementar medidas destinadas a evitar a manipulação da taxa Euribor, segundo noticiado pelo Financial Times (acesso pago, e em inglês).
O regulador alemão BaFin afirmou que o Deutsche Bank nem sempre teve “sistemas, controle e políticas de prevenção eficientes” para a garantia da “integridade e confiabilidade” dos dados relativos à Euribor, o mecanismo de fixação de taxas euro. Em função da falta destas medidas de salvaguarda, o regulador aplicou uma multa de 8,7 milhões de euros.
A multa chega depois do banco alemão ser condenado em 2015, por quatro reguladores norte-americanos e britânicos, ao pagamento de 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 2,2 mil milhões de euros). A multa de 2015, uma de várias disputas legais referente a este período, dizia respeito ao fim de um processo legal relativo à manipulação da taxa Libor, bem como outras taxas interbancárias.
Esta é também a segunda multa mais elevada do BaFin, sendo a primeira referente a uma multa de 40 milhões de euros, também ao Deutsche Bank, por fracas medidas de prevenção da lavagem de dinheiro, em 2015. Embora o banco pudesse recorrer da mais recente sentença, este aceitou a multa de modo a estabelecer “certeza jurídica final”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Deutsche Bank multado em 8,7 milhões de euros por não evitar manipulação da Euribor
{{ noCommentsLabel }}