Lisboa prolonga subida e escapa às perdas na Europa

O principal índice bolsista português valorizou pela terceira sessão consecutiva. A duas sessões de fechar o ano, retorno da praça nacional é superior a 10%.

As bolsas europeias fecharam em baixa, interrompendo o ciclo de ganhos iniciado antes do Natal, numa semana de menor liquidez face ao habitual. A praça nacional seguiu em sentido inverso, registando ganhos ligeiros pela terceira sessão consecutiva.

Enquanto o Stoxx 600 caiu 0,2%, o PSI-20 valorizou 0,25%, fechando em 5.574,5 pontos. O índice de referência português, que adotará a designação de PSI em março, acumula um ganho semanal superior a 1,15%, depois da subida de 1,3% registada na semana passada.

Lisboa foi impulsionada pela subida de 1,28% da Greenvolt, para 6,33 euros, mas com menos de um milhão de ações a trocarem de mãos nesta sessão. A Jerónimo Martins acabou por dar um contributo maior, ao subir 1,25%, para 20,26 euros. O BCP também, ganhando 0,43%, para 14,12 cêntimos.

Evolução das ações da Jerónimo Martins:

As principais cotadas do setor energético travaram os ganhos na bolsa: a Galp Energia caiu 0,84%, a EDP Renováveis perdeu 0,83% e a EDP cedeu 0,06%. Pior, só a Nos. A operadora de telecomunicações desvalorizou 0,94%, para 3,378 euros por ação.

A duas sessões de fechar o ano, o PSI-20 apresenta um retorno de 13,8% no acumulado desde o início de janeiro passado. Para comparação, o norte-americano S&P 500 ganha quase 30% neste ano atípico para os mercados financeiros em todo o mundo. Quinta-feira ainda é dia completo na bolsa, mas na sexta-feira a sessão na Euronext Lisbon será mais curta. Terminará às 13h05.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa prolonga subida e escapa às perdas na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião