Turismo deverá ficar 23% abaixo do pré-pandemia, estima CTP
Confederação do Turismo de Portugal (CTP) antevê uma evolução positiva do setor em 2022, embora insuficiente para recuperar até os níveis pré-pandemia.
O setor do turismo tem percorrido o caminho da recuperação nos últimos meses, mas mesmo assim, em 2022, deverá ficar 23% abaixo dos níveis pré-pandemia, estima a Confederação do Turismo de Portugal (CTP). Ao Jornal de Negócios (acesso pago), o presidente do Turismo do Algarve também prevê o mesmo cenário, acreditando que a atividade turística poderá respirar a partir da primavera.
Apesar de antever que o setor deverá ficar 23% abaixo dos níveis pré-pandemia em 2022, a CTP nota, ainda assim, uma evolução do turismo: em 2020 recuou mais de 60% e em 2021 caiu 42%. “O setor continuará numa senda de crescimento”, diz o presidente Francisco Calheiros, admitindo que “as eventuais variantes tenham menores efeitos”, sem implicações nos principais clientes, “como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Brasil ou Espanha”.
O presidente da Associação do Turismo do Algarve (ATA) tem as mesmas expectativas. “Todos os relatórios apontam para que a retoma se faça primeiro no espaço intraeuropeu”, afirma João Fernandes, em declarações ao Negócios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turismo deverá ficar 23% abaixo do pré-pandemia, estima CTP
{{ noCommentsLabel }}