Investimento direto estrangeiro duplica valor do melhor ano de sempre
A AICEP captou 2,7 mil milhões de euros em investimento estrangeiro direto em Portugal em 2021. O recorde inclui o maior projeto contratualizado na década, de 657 milhões de euros, com a Repsol.
O secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias considera que 2021 foi um “ano fantástico, o melhor em investimento contratualizado desde a criação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), seja em investimento industrial, seja em investimento direto estrangeiro”, avança o Diário de Notícias.
Até ao final do ano, a AICEP terá captado 2,7 mil milhões de euros em Investimento Direto Estrangeiro em Portugal. Isto significa que o investimento contratado pela AICEP superará em 229% o recorde de 2019, com três dos últimos quatro anos a quebrarem barreiras no investimento apoiado, sempre acima de mil milhões.
Eurico Brilhante Dias justifica os números alcançados em plena pandemia com a combinação de vários fatores, a começar pela existência de muitos projetos em pipeline que foram contratualizados positivamente — incluindo o recorde da década, os 657 milhões investidos pela Repsol para ampliação do Complexo Industrial de Sines.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investimento direto estrangeiro duplica valor do melhor ano de sempre
{{ noCommentsLabel }}