Deutsche Bank culpa cliente por perdas de 500 milhões
O credor alemão remeteu as culpas para o seu antigo cliente, Palladium Group, pelas perdas num investimento no mercado de câmbio vendido pelo próprio banco. Alega que grupo conhecia os riscos.
O Deutsche Bank remeteu culpas para o seu antigo cliente, o grupo hoteleiro Palladium, pelo prejuízo de um investimento em FOREX (Mercado de câmbio) vendido pelo banco alemão, avançou esta terça-feira a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).
Em causa está um processo de 2021, no valor de 500 milhões de euros, contra o banco alemão. A hoteleira espanhola acusa o Deutsche Bank de fazer misseling, a venda negligente ou deliberada de produtos inadequados às necessidades do cliente, resultando em perdas para o Palladium Group. O grupo espanhol beneficiou financeiramente do acordo até 2016, sendo que a partir de 2017 começou a sofrer perdas, e atingiu o pico do prejuízo no ano seguinte.
O Deutsche Bank negou todas as acusações, e nomeou ainda uma série de ex-funcionários envolvidos nas transações, como Amedeo Ferri-Ricchi, Jonathan Tinker e Fabio Madar. “As alegações da Palladium não têm fundamento e vamos defender-nos vigorosamente das mesmas”, disse um porta-voz do Deutsche Bank, acrescentando que “a Palladium compreendeu bem tanto os potenciais benefícios, como o risco envolvido”. Já um porta-voz do grupo Palladium recusou-se a comentar.
O grupo espanhol sediado em Ibiza alega que, através do credor alemão, entrou numa série de transações “altamente complexas” e “impossíveis” de compreender e avaliar. Este processo é apenas um de várias ações jurídicas, de empresas espanholas contra diversos bancos, por transações no mercado de câmbio. O Deutsche Bank já avançou com uma investigação interna, de nome Project Teal, onde analisa se os seus produtos foram vendidos incorretamente. O projeto já levou a acordos com os lesados, e levou à saída de vários funcionários e executivos.
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