Roman Abramovich envolve-se nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia
O milionário russo-israelense (agora também cidadão português) Roman Abramovich está na Bielorrússia a ajudar nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, a pedido do Governo ucraniano.
Roman Abramovich aceitou o pedido da Ucrânia para ajudar a negociar “uma resolução pacífica” com a Rússia, depois da invasão militar russa no país iniciada na passada quinta-feira, de acordo com os jornais israelitas. As conversações já começaram na fronteira ucraniana com a Bielorússia.
“Confirmo que Roman Abramovich foi contactado pelo lado ucraniano para ajudar a encontrar uma resolução pacífica, e que ele tem estado a tentar ajudar desde o início”, disse um porta-voz do multimilionário russo e dono do clube de futebol inglês Chelsea ao jornal Jewish Times (conteúdo em inglês).
“Tendo em conta o que está em jogo, gostaríamos de pedir a compreensão em relação ao facto de não comentarmos sobre a situação ou o seu [Abramovich] envolvimento”, acrescentou a mesma fonte.
O realizador e empresário russo Alexander Rodnyansky foi uma das pessoas chave que facilitou o envolvimento de Abramovich nas negociações pela paz. Citado pelo jornal, Rodnyansky disse que o lado ucraniano está a tentar encontrar alguém russo disposto a ajudá-los a encontrar uma solução pacífica”. “Eles [Ucrânia] estão ligados a Abramovich através da comunidade judaica e pediram ajuda a ele”, disse o realizador.
Recentemente, Roman Abramovich adquiriu a cidadania portuguesa ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita.
O multimilionário tem estado no centro das atenções por causa do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e no fim de semana cedeu o controlo do Chelsea à administração da fundação do clube.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Roman Abramovich envolve-se nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}