Hoje nas notícias: Aumentos salariais, Sines e CDS
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Da inflação ao terminal de Sines, passando pelas rescisões amigáveis no CDS, conheça as notícias que marcam a manhã desta quarta-feira.
Sines admite novo terminal para fazer chegar gás à Europa
O presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) afirma que “há capacidade para construir um novo terminal de gás natural liquefeito (GNL)” em Portugal e “aumentar a capacidade de armazenamento”. Estas declarações surgem depois de o comentador Luís Marques Mendes ter afirmado na SIC que Bruxelas se prepara para “incentivar as interconexões entre a Península Ibérica e França para levar gás até à Europa Central”, procurando uma alternativa à compra de gás à Rússia. Mas Sines só poderá avançar quando forem ultrapassados os constrangimentos técnicos nas interligações entre Espanha e França.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Inflação que conta ultrapassa aumentos salariais
Em fevereiro, a inflação que serve de referência aos aumentos salariais da Função Pública foi estimada em 1,82% (valor mais alto em quase nove anos), de acordo com o INE, o dobro dos aumentos de 0,9% dados pelo Governo no início de 2022, noticia o Jornal de Negócios. Além disso, a inflação provisória do mês passado supera mesmo o aumento extraordinário das pensões que vai ser pago com retroativos às pensões acima dos 600 euros, que perdem, assim, poder de compra.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
CDS já negoceia rescisões com funcionários
Depois de ter perdido a representação parlamentar nas eleições legislativas, o que veio reduzir fortemente a subvenção pública atribuída aos centristas, o CDS já está a reajustar despesas, negociando rescisões amigáveis com funcionários, segundo o Público. A situação financeira dos centristas já está a causar atritos entre Nuno Melo e a direção do partido.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Viagens esgotadas na Páscoa e verão com oferta reforçada
O alívio das restrições implementadas por causa da Covid-19 começa a impulsionar o turismo, com as viagens para a Páscoa praticamente esgotadas face à oferta existente, sobretudo nas partidas a 9 de abril. Também o verão já começa a ter procura, pelo que as operações poderão ser reforçadas para esta altura do ano.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
“Toda a gente tem de ganhar dinheiro no negócio do leite”
O presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (Fenalac) aponta que o setor “não está a gerar a liquidez de outros tempos” e defende que “é urgente” repensar a estratégia de comunicação do setor leiteiro. Em entrevista ao Público, pede ainda à indústria “produtos de maior valor acrescentado”.
Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Aumentos salariais, Sines e CDS
{{ noCommentsLabel }}