Chuva de março dentro do normal, mas maioria do território mantém-se em seca
Trás-os-Montes, Beira Alta e grande parte do sul, totalizando 77% do território, mantém-se "seca severa e extrema".
A quantidade de chuva de março foi próxima do valor normal, mas mais de três quartos do território continuam com seca severa e extrema, divulgou esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Até 15 de março, tinha chovido 87 por cento do valor normal mensal entre 1971 e 2000, o que não impediu ainda que março seja o décimo mês mais seco desde 2000.
Mas a chuva que caiu contribuiu para um “desagravamento da intensidade da situação de seca meteorológica na região litoral Norte e Centro”, onde aumentou a água no solo.
Mais para o interior, em Trás-os-Montes, Beira Alta e grande parte do sul, totalizando 77% do território, mantém-se “seca severa e extrema”.
O período entre outubro de 2021 e terça-feira passada foi o mais seco desde 1931, acrescenta o IPMA. Quanto à temperatura na primeira quinzena do mês, esteve 1,67 graus abaixo do valor médio mensal 1971-2000.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chuva de março dentro do normal, mas maioria do território mantém-se em seca
{{ noCommentsLabel }}