Taxa de inflação da Zona Euro estabiliza nos 7,4% em abril
A taxa de inflação na Zona Euro fixou-se nos 7,4% em abril, isto é, uma estabilização face a março, e um ligeira revisão em baixa face aos dados provisórios. Portugal está em linha com a Zona Euro.
A taxa de inflação na Zona Euro fixou-se nos 7,4% em abril, isto é, uma estabilização face a março, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat. Contudo, este indicador atingiu um novo recorde na União Europeia (UE) ao ultrapassar a barreira dos 8%.
Esta éuma ligeira revisão em baixa face aos dados provisórios divulgados anteriormente, que apontavam para uma subida de 7,5% da taxa de inflação na Zona Euro em abril.
Analisando os principais componentes da inflação, a energia foi o setor que mais contribuiu para a subida dos preços (um aumento de 3,7 pontos percentuais”, seguido pelos serviços (+1,38 pp), alimentação, álcool e tabaco (+1,35 pp) e pelos bens industriais não energéticos (+1,02 pp), destaca ainda o gabinete de estatísticas europeu.
Não obstante, a taxa de inflação anual na UE atingiu os 8,1% em abril, isto é um novo recorde e acima dos 7,8% registados em março. Compara ainda com os 2% registados em abril de 2021.
Na Zona Euro, França e Malta foram os países a registarem as taxas de inflação mais baixas em abril (ambos com 5,4%), seguidos pela Finlândia (5,8%) e por Itália (6,3%). Quanto a Portugal está em linha com o valor registado pela Zona Euro, com a taxa de inflação a fixar-se nos 7,4% e a par e passo com a Dinamarca e Eslovénia.
No polo oposto, a Estónia foi o país com a maior taxa de inflação, tendo registado uma subida de 19,1% em abril, seguida pela Lituânia (16,6%) e pela República Checa (13,2%).
O Eurostat nota ainda que, comparativamente com março, a taxa de inflação anual em abril recuou em três Estados-membros, estabilizou em dois e aumentou em 22.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de inflação da Zona Euro estabiliza nos 7,4% em abril
{{ noCommentsLabel }}