Uncancel Collection traz um Sabre Award para Portugal
A campanha foi uma iniciativa da Corpcom, Stream and Tough Guy, Nossa e H2N para apoiar a União Audiovisual.
A Uncancel Collection, campanha desenvolvida por quatro agências portuguesas para apoiar a União Audiovisual, conquistou um Sabre Award, prémios que distinguem as melhores campanhas de comunicação e relações públicas na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
A campanha, uma iniciativa da Corpcom, Stream and Tough Guy, Nossa e H2N estava em shortlist na categoria Community Relations – Engaging Socienty.
A única campanha portuguesa premiada na edição deste ano dos Sabre Awards resultou de uma iniciativa lançada no final de 2020 para apoiar a União Audiovisual, através de uma coleção de merchandise dos festivais e eventos que, devido à pandemia da Covid-19, não aconteceram nesse ano.
Ao ECO, João Ribeiro, managing partner da Stream and Tough Guy, recorda como surgiu a iniciativa que apoiou 360 famílias: “A Stream and Tough Guy teve a ideia de transformar o desperdício inerente aos eventos que haviam sido cancelados devido à pandemia num apoio aos profissionais que mais foram afetados e que estavam agora a ser ajudados pela União Audiovisual. Através da H2N, estabelecemos contactos com os principais promotores de espetáculos em Portugal de forma a disponibilizarem de forma gratuita o merchandising de festivais como NOS Alive, Super Bock Super Rock, Meo Sudoeste, Rock in Rio, NOS Primavera Sound, Vodafone Paredes de Coura, etc. Para além dos promotores de espetáculos, falámos também com marcas que costumam patrocinar eventos, de que são exemplo a Worten, o Millennium BCP e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Falámos ainda com bandas que têm merchandising próprio, tais como os Da Weasel (que se tinham voltado a juntar para atuar nos NOS Alive 2020) e Um Corpo Estranho.”
De seguida, “reunido que estava o merchandising, era necessário criar a plataforma de e-commerce para poder vender os artigos ao público em geral. E aí juntou-se a Nossa, que foi o parceiro que desenvolveu o site e disponibilizou o espaço da agência para a montagem da operação logística (limpeza, engomadoria do merchandising e armazenagem dos vários artigos)”, conta.
Por fim, prossegue, a Stream and Tough Guy desenvolveu a campanha de comunicação e contou com a parceria da CorpCom na articulação de contactos com os jornalistas e na divulgação da iniciativa pelos diversos meios de comunicação social.
Um ano e meio após o lançamento da Uncancel Collection, e por coincidência com os festivais de verão a regressarem, após dois anos de adiamentos ou cancelamentos, João Ribeiro destaca, como resultado desta iniciativa, a “perfeição da colaboração entre os quatro parceiros, numa união clara de esforços em que cada um contribuiu com o seu expertise para o sucesso do projeto e exposição mediática dada à União Audiovisual pelos meios de comunicação social e a forma como viu credibilizada a sua ação, conseguindo atrair novos apoios de outras marcas já após o final da iniciativa Uncancel Collection”.
O aumento do número de famílias apoiadas pela União Audiovisual e, sobretudo, o facto de se verificar que quem necessitava de ajuda deixou de sentir tanta vergonha em pedir auxílio, pois viu o seu valor ser reconhecido na forma e no tom desta iniciativa e a adesão das pessoas (quem comprou merchandising) e das marcas (aquelas que estiveram na génese do projeto e de todas as outras – e foram muitas – que se quiseram também juntar ao movimento já durante a campanha), são, na opinião do responsável, os principais resultados desta iniciativa.
A Lift Consulting, a Central de Informação e a LLYC foram as restantes agências nacionais entre os finalistas dos Sabre Awards, cujo grande prémio, o Platinium Sabre Award for the Best i Show, foi para o projecto Mount Recyclemore, da britânica Fanclub PR para o musicMagpie.
Veja aqui o vídeo que explica toda a campanha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uncancel Collection traz um Sabre Award para Portugal
{{ noCommentsLabel }}