Expresso Porto-Bragança é cobaia dos autocarros elétricos de longa distância
FlixBus aposta em projeto-piloto para viagem de mais de 200 quilómetros sem emissões. Até final do ano haverá autocarro com painéis solares entre Lisboa e a capital espanhola.
A partir de hoje há uma viagem de expresso entre Porto e Bragança com um autocarro totalmente elétrico. Este é o primeiro projeto-piloto em Portugal de um veículo pesado de passageiros para viagens fora do circuito urbano. A viagem é feita pela FlixBus em parceria com a empresa de Santa Maria da Feira Auto-Viação Feirense.
Por agora, o trajeto será feito com um autocarro inicialmente preparado para trajetos inferiores a 40 quilómetros. “Este veículo foi concebido originalmente para autocarros suburbanos, que não necessitam de tantas comodidades como numa deslocação de três horas. Atualmente, não existem autocarros de longa distância totalmente elétricos“, detalha ao ECO o diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha, Pablo Pastega.
No interior, não há mesas nos bancos, praticamente não há tomadas elétricas, os bancos são mais pequenos do que num autocarro expresso normal e não há repouso para os braços entre os lugares. Também não há casa de banho no interior do veículo e não há cortinas – apesar de os vidros serem escurecidos. Faltam ainda os serviços de entretenimento a bordo e os monitores.
O veículo vai realizar a viagem diária entre Porto e Bragança, de duas horas e 45 minutos, com paragens em Vila Real e Amarante. Para não criar ansiedade durante a deslocação, o autocarro será carregado cada vez que chegar ao destino: no Porto, o pesado será abastecido nas instalações da Auto-Viação Feirense, em Lourosa; em Bragança, a bateria ficará cheia num posto de carregamento próximo do terminal rodoviário.
A instalação de um posto de carregamento em Bragança para autocarros foi determinante para a escolha do destino da experiência da empresa alemã. “Comprometeram-se em instalar um posto de alta capacidade”, assinala Pablo Pastega.
Com este projeto-piloto, a FlixBus pretende “abrir os olhos às entidades públicas” e “ajudar na expansão da nossa rede” de autocarros elétricos. “É fundamental aumentar a rede de postos de carregamento”, apela o responsável espanhol.
Aposta na redução das emissões
Portugal é um dos primeiros países com um serviço regular expresso de autocarros elétricos, seguindo os exemplos de Alemanha e França, onde este tipo de veículos foi testado em 2018. Nos Estados Unidos, as viagens interestaduais também já começaram a ser feitas com pesados elétricos.
Em conjunto com parceiros, a FlixBus está a experimentar autocarros mais amigos do ambiente. Ainda neste ano, haverá um autocarro com painéis solares entre Lisboa e Madrid, reduzindo o consumo de gasóleo. A empresa está ainda a desenvolver um protótipo para um veículo a hidrogénio em solo alemão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Expresso Porto-Bragança é cobaia dos autocarros elétricos de longa distância
{{ noCommentsLabel }}