Concursos da CML passam a mencionar comunidade LGBTI+

A indicação "Pessoas LGBTI+ incentivadas a concorrer" vai passar a estar presente em qualquer procedimento concursal da CML, bem como de empresas da esfera municipal.

Nos anos 90, os concursos para posições públicas passaram a ter as menções “m/f” para incentivar também as mulheres a candidatarem-se aos cargos. A partir desta sexta-feira, e pelas mesmas razões de visibilidade, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai passar a fazer também menção às pessoas da comunidade LGBTI+ nos seus procedimentos concursos. A proposta é da vereadora independente Paula Marques e foi votada por unanimidade, anuncia a CML em comunicado.

“É preciso dar sinais muito concretos para que as políticas se tornem efetivas e possam ter consequências nas vidas das pessoas, e isso é especialmente importante no que toca ao universo laboral”, defendeu Paula Marques durante a reunião do município.

Fica, assim, aprovada a colocação da indicação “Pessoas LGBTI+ incentivadas a concorrer”, bem como da frase “Todas as pessoas são incentivadas a concorrerem independentemente do sexo, da sua diversidade funcional (necessidades especiais e deficiência), identidade de género, orientação sexual, origem cultural e étnica, religião, convicção política ou ideológica, situação económica ou condição social e em situação de parentalidade, amamentação ou aleitamento”, na abertura de qualquer procedimento concursal da Câmara Municipal de Lisboa, bem como de empresas da esfera municipal.

As medidas fazem parte de uma política de visibilidade, diversidade e inclusão que tem como objetivo promover um sentimento de igualdade no acesso ao emprego.

Além disso, fica também aprovada no documento final a promoção de ações de sensibilização e de campanhas para a igualdade no concelho de Lisboa, que contribuam para a construção de uma cidade inclusiva “que concretize Lisboa como Zona de Liberdade LGBTI+”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concursos da CML passam a mencionar comunidade LGBTI+

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião