Banco central da Hungria sobe taxa de juro para 9,75%
No passado dia 28 de junho, o banco central húngaro já tinha aumentado a taxa de juro para 7,75%.
O banco central da Hungria subiu esta terça-feira a sua principal taxa de juro para 9,75%, duas semanas após um anterior aumento que já tinha colocado os juros no nível mais alto desde 2008.
Confrontado com uma inflação galopante e uma moeda em queda livre, o país tenta conseguir que a Comissão Europeia desbloqueie 7,2 mil milhões de euros de subvenções suspensas por causa da luta insuficiente contra a corrupção.
No passado dia 28 de junho, o banco central húngaro já tinha aumentado a taxa de juro para 7,75%, o nível mais elevado desde a crise financeira de 2008. Esta nova subida foi justificada com a “necessidade de conter a inflação”, indicou a instituição em comunicado.
A Hungria tem registado uma taxa de inflação de dois dígitos nos últimos meses, o que acontece pela primeira vez em 20 anos. Segundo analistas, a nova decisão de política monetária visa também estabilizar a moeda húngara, o forint, que tem recuado nas últimas semanas face ao euro devido à incerteza sobre o bloqueio dos fundos europeus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco central da Hungria sobe taxa de juro para 9,75%
{{ noCommentsLabel }}